Página inicial > Notícias > Março > Técnicos do Meio Ambiente visitam casas cadastradas no Piraí Recicla
Terça, 19 Março 2019 11:53

Técnicos do Meio Ambiente visitam casas cadastradas no Piraí Recicla

15 toneladas de lixo reciclável são recolhidas todos os meses

Técnicos e estagiários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na manhã desta terça-feira (19), percorreram a Avenida Tancredo Neves (Beira Rio), oferecendo orientações e entregando as placas de identificação do Piraí Recicla - Programa de Coleta Seletiva Municipal, nas residências cadastradas.

Vanda Franco Ferreira dos Santos Renha, moradora, acompanha o serviço de coleta seletiva desde o início (2016) e elogiou a iniciativa, que além de ajudar a preservar o meio ambiente gera renda para diversas famílias.

“É um trabalho muito importante, o trabalho é muito bem feito. O reaproveitamento é uma forma para utilizarmos menos os recursos naturais, reduzindo o desmatamento e a exploração desnecessária”, explicou Vanda.

O secretário de Meio Ambiente de Piraí, Mário Luiz Dias Amaro, explicou que hoje são recolhidas mais de 15 toneladas a cada mês de materiais recicláveis como garrafas pet, papelão, metal, vidro etc.

“O volume recolhido ainda é pequeno, mas à medida que mais pessoas venham a participar, disponibilizando corretamente seu lixo reciclável esperamos aumentar esse volume”, explicou Mário Amaro.

O material recolhido no programa é entregue à COOPMAPI - Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis de Piraí, onde são segregados e preparados para venda às indústrias de reciclagem.

A coordenadora do Piraí Recicla, Andressa Gonçalves de Souza Diogo, disse que além das 15 toneladas de material vendido pela Cooperativa, no mês passado, dois caminhões repletos de garrafas de vidro (aproximadamente 12 toneladas) foram entregues à indústria de reciclagem.

“Esse é mais um trabalho importante, pois estamos retirando do meio ambiente uma quantidade considerável de garrafas de vidro, que além de poluir e provocar acidentes, quando mau acondicionados podem se transformar em criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, explicou Andressa Gonçalves.

Ao todo mais de 900 famílias, 300 em Piraí e 600 em Arrozal, já estão cadastradas no Piraí Recicla, disponibilizando seu lixo reciclável para a coleta seletiva.