Página inicial > Notícias > Novembro > Piraí participa de discussão sobre crise hídrica
Quinta, 13 Novembro 2014 08:48

Piraí participa de discussão sobre crise hídrica

A região sudeste está passando por uma das maiores estiagens da história. Este momento reflete também em nossa região. Com objetivo de discutir e buscar soluções para esta crise hídrica, prefeitos, diretores do Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e da Agevap (Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul) se reuniram ontem no pólo do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro),  em Volta Redonda.

O tema de recuperação emergencial da bacia do Rio Paraíba do Sul gerou a assinatura de um documento que será encaminhado ao governo do Rio. Este sugere a união do governo federal e dos governos do estado cortados pelo Paraíba do Sul para viabilizar um programa de investimentos para a recuperação do rio.

Durante o encontro o prefeito de Piraí, Dr Luiz Antonio, aproveitou para pedir ajuda dos comitês nesta situação. Apoiado pelo prefeito de Pinheiral, José Arimathéa; pela prefeita de Porto Real, Cida e pelo vice-prefeito de Volta Redonda, Carlos Roberto Paiva; afirmou que os municípios estão passando por uma crise financeira que inviabiliza o investimento em ajuda técnica.

“A falta d’água já é realidade em Piraí. Precisamos de ajuda. Não temos condições de contratar um corpo técnico em razão da crise financeira, por isso precisamos da ajuda dessas entidades para nos apoiar” reafirmou.

Alerta
A presidente do Comitê do Médio Paraíba do Sul, Vera Lúcia Teixeira, avaliou a reunião como sendo de suma importância para que se possa apresentar a real situação do Rio Paraíba do Sul. Ela garantiu ainda que é necessário ‘buscar medidas para começar a se preparar para o colapso hídrico’. E ressaltou que a tendência é piorar e que as iniciativas devem ser tomadas imediatamente.

O diretor da Agevap (Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul), André Marques, apresentou o cenário e alertou que municípios podem ficar sem água. Portanto, é preciso traçar planos capazes de amenizar o problema.