Página inicial > Notícias > Setembro > Manifestações culturais participam da Festa do Folclore
Domingo, 14 Setembro 2014 09:48

Manifestações culturais participam da Festa do Folclore

A 18ª Festa do Folclore organizada pelo Colégio Estadual Octávio Teixeira Campos e apoiada pela Prefeitura de Piraí, aconteceu dos dias 11 a 13 de setembro em Arrozal. Apresentações de alunos das escolas do distrito, grupos de dança, e o Cortejo de Tradições do Festival Vale do Café com jongo de Arrozal animaram a festa que contou também com shows do Novo Som e Wilhan Nascimento, do grupo Tá na Mente e Naldo.

Membro da comissão organizadora do evento, Edione Vieira, conta que ‘a primeira edição surgiu como um evento de colégio, simples, que foi realizado na praça. Depois disso as instituições locais uniram-se para poder levar o evento para a comunidade. A princípios eram shows regionais. Quando olhamos para proporção que a Festa tomou hoje ficamos muito orgulhosos’.

Este ano a novidade ficou por conta do Cortejo de Tradições do Festival Vale do Café. No sábado, às 20 horas, o cortejo composto por capoeira, jongo, folia de reis e diversas manifestações culturais saiu da praça São João Batista em direção a Festa do Folclore. É a primeira vez que este tipo de atividade aconteceu no distrito, agregando diversidade ao dia.

Capoeirista de Mendes há 7 anos, Rodolpho Tavares participou do cortejo e enalteceu a satisfação de fazer parte da festividade.

“É um prazer fazer parte e dar uma contribuição para cultura. Estamos aqui representando a capoeira e somando para a cidade e para o público que faz parte dessa festa” conta.

O mestre do jongo de Arrozal, Edgar Camilo, ressaltou a alegria de participar com o grupo do Festival Vale do Café.

“Quando resgatamos o jongo de Arrozal em 2005 o primeiro convite que tivemos para realizar apresentações foi no Festival e poder estar participando hoje em Arrozal é uma prova de satisfação e continuidade” reforça.