Página inicial > Notícias > Março > Secretaria de Educação realiza a Semana Municipal de Incentivo à Leitura
Quarta, 11 Março 2020 16:44

Secretaria de Educação realiza a Semana Municipal de Incentivo à Leitura Destaque

Secretaria de Educação realiza a Semana Municipal de Incentivo à Leitura

A Secretaria de Educação de Piraí está realizando, no período de 9 a 13 de março, a Semana Municipal de Incentivo à Leitura, com atividades em todas as unidades da rede municipal de ensino.

A Semana Municipal de Incentivo à Leitura, foi instituída pela Lei Municipal nº 1.136, de 17 de julho de 2013, e tem como finalidade estimular o hábito da leitura com foco no público infantil e infanto-juvenil.

O evento é a concentração de várias atividades para estímulo à leitura em um determinado período de tempo, mas que uma série de outras atividades com a mesma finalidade são desenvolvidas pelas escolas do município no decorrer de todo o ano letivo.

“A leitura, em suas diferentes formas, é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal. Quanto mais se oportuniza e se incentiva a prática dessa atividade, seja no âmbito escolar ou no familiar, mais as crianças e jovens terão melhores condições para desenvolver o senso crítico, a imaginação e a criatividade. A prática da leitura, realizada de forma adequada, ainda contribui significativamente para o aumento do vocabulário, favorecendo a comunicação e a produção textual.  Nessa perspectiva, o ato de ler também se constitui como um meio de diversão e de prazer”, disse a Chefe de Divisão Técnico-Pedagógica Maria Aparecida Neves.

Sarau

A E. M. Lúcio de Mendonça promoveu um Sarau de Incentivo à Leitura na manhã desta quarta-feira (11). O evento contou com explicação histórica sobre o desenvolvimento e importância da leitura e escrita, além de apresentações musicais de ex-alunos e depoimentos de professores sobre suas relações com a leitura.

"Através da leitura ampliamos nosso conhecimento e visão de mundo, para transformar a nós mesmos e o mundo, evoluindo. Estamos aqui para nos desenvolvermos e a nossa escola, Lúcio de Mendonça, é uma escola que desperta sonhos e é com eles que mudamos nossos mundo.", disse a professora da E. M. Lúcio de Mendonça Mônica.