Página inicial > Notícias > Novembro > Estudantes participam do projeto Cinestesia
Quarta, 12 Novembro 2014 08:51

Estudantes participam do projeto Cinestesia

Os alunos do 8º e 9º ano da Escola de Lajes e do Colégio Aurelino Gonçalves Barbosa, na Cacaria, participaram de mais uma sessão de cinema do Projeto Cinestesia, nesta quarta-feira, (12).

O projeto Cinestesia é uma parceria da Prefeitura de Piraí com o Instituto Dagaz de Volta Redonda, que exibe filmes e documentários de temas polêmicos, seguidos de um debate com os alunos e mediadores da Secretaria de Educação e do Instituto.

O Projeto já atingiu cerca de 400 estudantes da rede municipal, e contou com uma significativa interação sobre os temas abordados.

Nesta etapa foi exibido o filme Hiato, para o alunos da Escola de Lajes e o documentário Meninas para estudantes de Cacaria.

Segundo Márcio Monteiro, coordenador local do projeto, “a relação do cinema com a educação excede o campo da educação formal, ampliando a visão do aluno na construção de sua cidadania. E projetos como este vem de encontro com proposta da Secretaria de Educação de Piraí que inclui a formação ética e os desenvolvimentos da autonomia intelectual e do pensamento crítico”.

A debatedora do Instituto Dagaz, Guraciara Lopez afirma que  “projetos que envolvem adolescentes são de fundamental importância, pois acendem a chama da discussão de assuntos que normalmente não são debatidos por eles.”

Este ano também foi exibido os filmes, “Cidade de Deus, 10 depois”, para os alunos do 9º ano da Escola Lúcio de Mendonça e Castelinho, de Santanésia, e Meninas, no Ciep 477, de Arrozal e na Escola Rosa Carelli, do Varjão.