Página inicial > Notícias > Setembro > Escolas municipais comemoram o Dia da Árvore
Sexta, 21 Setembro 2018 21:02

Escolas municipais comemoram o Dia da Árvore

Para comemorar o Dia da Árvore, hoje (21), a Prefeitura de Piraí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação, realizou o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica nas escolas da rede municipal de ensino.

O secretário de Meio Ambiente, Mário Luiz Dias Amaro, afirmou que a data é muito importante para reflexão sobre o que cada um está fazendo para contribuir para a preservação dos recursos naturais.

“Plantar uma árvore, mais que um ato simbólico, é um gesto de carinho com a natureza, com a vida e com o futuro de todos nós. Envolver as crianças nesta ação ajuda a fortalecer a conscientização dessa nova geração de que o equilíbrio natural é fundamental para a manutenção das nascentes de água e dos recursos naturais do planeta”, explicou Mário Luiz.

Desde 2013 a Prefeitura de Piraí disponibilizou cerca de 11 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, empregadas em projetos de arborização urbana, reflorestamento, proteção de encostas e preservação de nascentes. As mudas utilizadas pela Prefeitura de Piraí foram obtidas, parte através de parcerias com a CEDAE, UFRRJ e INB, e parte produzidas no Viveiro Escola do Município, gerido pela Secretaria de Meio Ambiente e construído no município pela Light S. A., como parte das ações de compensação ambiental da empresa.

A bióloga e gerente operacional da Secretaria de Meio Ambiente, Lívia Rodrigues Pires de Oliveira, destacou a importância do projeto “Minas D’Água” da Prefeitura de Piraí que disponibiliza a doação de mudas de árvores da Mata Atlântica e orientações técnicas para proprietários rurais do município no processo de recuperação e preservação das nascentes.

“Através de relatos de produtores e verificação nas propriedades que participam do projeto, pudemos constatar uma melhora considerável, tanto no volume, quanto na qualidade da água nas nascentes. Animais silvestres, principalmente pássaros que haviam sumido devido ao desmatamento retornaram”, afirmou Lívia Oliveira.

Em ato simbólico pela Dia da Árvore a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou o plantio de uma muda de Pau-Brasil, no entorno do campo da Mata do Amador.

Veja a galeria de imagens abaixo