Página inicial > Notícias > Dezembro > 4º Seminário de Alfabetização de Piraí
Segunda, 01 Dezembro 2014 10:10

4º Seminário de Alfabetização de Piraí

No dia 28, sexta-feira, no CEAMTEC – Escola Estadual Affonsina Mazzillo Teixeira Campos, aconteceu o 4º Seminário de Alfabetização de Piraí reunindo dezenas de professores e equipe pedagógica da Secretaria de Educação envolvidos no processo de alfabetização para crianças no Município.

O Evento teve como tema principal a Formação de Professores do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, tendo sido realizadas diversas palestras e debates e oficinas com o intuito de promover a troca de experiências e o aprimoramento das técnicas de alfabetização. Durante o evento foram realizadas exposições com trabalhos e ferramentas pedagógicas utilizadas em todas as escolas da rede municipal.

A secretária de Educação, Sandra Simões, reafirmou o compromisso de Piraí, de ter até 2015 todas as crianças até oito anos de idade alfabetizadas.

“O PNAIC tornou-se um dos maiores programas da educação, proporcionando capacitação continuada a professores e orientadores, disponibilizando ferramentas educacionais e criando condições favoráveis para o aprimoramento da alfabetização infantil”, explicou Sandra Simões.

O prefeito Dr. Luiz Antonio, ressaltou a importância da educação para a construção de uma sociedade mais justa e produtiva, onde o cidadão participe efetivamente tanto reivindicando seus direitos como cumprindo com suas obrigações.

“A alfabetização na idade certa, representa o primeiro passo no processo de aprendizagem, preparando e dando base aos alunos para assimilar com mais facilidade os desafios curriculares das outras disciplinas. Um aluno bem alfabetizado aprende melhor e tem menos dificuldade para a realização de pesquisas e nas demais etapas do aprendizado”, destacou o Dr. Luiz Antonio.

Segundo o prefeito, apesar das dificuldades por que passam os municípios do País, de forma geral, a administração pública de Piraí tem se empenhado em garantir avanços gradativos na qualidade da educação, tendo promovido logo no início do mandato a revisão do plano de cargos e salários dos profissionais da rede municipal de educação, buscando recursos para reformas e ampliações nas escolas e garantindo o transporte gratuito para os alunos que residem longe dos locais de estudos.

Durante o evento foi anunciada a aquisição de novas carteiras – em três modelos acompanhando o desenvolvimento do aluno, mesas e cadeiras para os professores, conquistados através de parceria com o Ministério da Educação. Ao todo são 2.705 conjuntos para alunos, 165 para professores e 13 mesas acessíveis para estudantes cadeirantes.