Página inicial > Notícias > Agosto > Stand da Saúde promove grande ação de conscientização e interação com a população
Quarta, 05 Setembro 2018 12:15

A Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Flávio Leal realizaram um trabalho de interação e conscientização da população no stand da Saúde no segundo "Shopping a Céu Aberto" de Piraí, que aconteceu no último domingo (2) no centro da cidade.

Com o tema "SUS: Maior política civilizatória e de inclusão", foram trabalhadas diversas atividades informativas, práticas e culturais nas diferentes áreas de atuação, além de apresentar o aplicativo e-Saúde, plataforma móvel recente de comunicação que liga o Sistema Único de Saúde ao cidadão.

A coordenadora geral do stand Heloísa Helena Santos Teixeira falou sobre o desafio de montar o espaço considerando a multidisciplinaridade que envolve o setor Saúde. "E o resultado foi maravilhoso: as múltiplas atividades desenvolvidas durante o evento, pelo caráter lúdico e de interação chamaram a atenção do público, principalmente das crianças", disse. Para a montagem, foram utilizados materiais recicláveis e materiais impressos, tornando baixo o custo do stand. A coordenadora destacou também a dedicação e o envolvimento dos profissionais envolvidos na preparação e na participação da ação. Ao todo foram mais de 50 pessoas envolvidas, entre montadores, profissionais da SMS, SAMU, do HFL e estudantes de Odontologia e Nutrição do UniFOA, e o resultado foi um espaço acolhedor, colorido e alegre.

Quem visitasse o stand, além de ficar informado sobre os serviços de Saúde do município, podia também participar das atividades práticas. Aferição de Pressão; orientação para escovação e distribuição de escovas dentais; avaliação e orientação nutricional; cadastramento de doadores de sangue; e também oficinas de primeiros socorros e manobras de reanimação e utilização do desfibrilador, com o SAMU, foram algumas delas. O Conselho Municipal de Saúde também se fez presente com informações sobre o Controle Social no SUS.

Outras campanhas abordadas de maneira prática e informativa foram o Combate à Dengue, mostrando que evitar os focos de proliferação do mosquito Aeds Aegypti é uma responsabilidade de todos; e ainda o Setembro Amarelo, com o tema "Precisamos falar sobre Suicídio". A coordenadora do Programa de Saúde Mental Fátima Regina destacou a importância da ação. "O suicídio tem se tornado temática importante nas discussões acerca do sofrimento psíquico, enquanto questão de saúde pública que precisa ser discutido e, sobretudo, pensarmos ações de prevenção. Com isso, a equipe convidou a população a olhar e refletir sobre essa questão".

Como o cuidado em Saúde perpassa pela intersetorialiedade, o Projeto “Vermelho Cor da Vida - Falando em Amor” – desenvolvido por alunos do CEAMTEC em parceria com Hospital Flávio Leal, e Coordenado pela Animadora Cultural, Teca Silva, esteve presente contagiando a todos com estórias e poesias, "que são remédios para a alma"! Outra atração no stand foi o personagem Shrek, fazendo um convite para a reflexão sobre as diferenças, minorias sociais e a responsabilidade de todos para uma sociedade mais inclusiva e justa.

Márcia Botelho, moradora da Vila das Palmeiras aproveitou a iniciativa. "Foi muito interessante, pude aprender mais sobre o trabalho das pessoas na Saúde e também participar das atividades, foi muito bom', disse.

"Esta mobilização e interação com a comunidade vão de encontro a um dos grandes avanços conquistados pelo SUS, que é participação da sociedade civil nas políticas públicas de Saúde que é, acima de tudo, um direito universal e fundamental do ser humano. E, garantir que este serviço seja realizado com qualidade e humanidade é o papel da Secretaria Municipal de Saúde de Piraí", destacou a secretária de Saúde Maria da Conceição.