Página inicial > Notícias > Dezembro > Sistema de abastecimento de água é ampliado no Varjão
Segunda, 01 Dezembro 2014 10:17

Sistema de abastecimento de água é ampliado no Varjão

A Prefeitura de Piraí entregou à população do Varjão, neste sábado (29), as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água. Cerca de R$ 4 milhões foram investidos nas intervenções, realizadas pela Cedae, que dobram a oferta de água para a região, beneficiando mais de três mil habitantes. A inauguração contou com a presença do prefeito Dr Luiz Antonio, Governador Luiz Fernando Pezão, Deputados Gustavo Tutuca e Christino Áureo, presidente da Cedae, Vagner Victer, diversos secretários, vereadores que foram representados, por Flávio Banana que foi o autor da indicação na Câmara, funcionários da Cedae, e centenas de pessoas do bairro que prestigiaram o evento.

A obra incluiu o aumento da produção de água tratada com a implantação de uma subadutora em PVC com 8,4 quilômetros de extensão, aumentando a produção dos atuais 10 litros por segundo para 20 litros por segundo.

O presidente da Cedae, Vagner Victer, ressaltou uma coincidência curiosa, que há exatos 20 anos o bairro recebia seu primeiro sistema de abastecimento.

“Estamos aqui, 20 anos depois, entregando a ampliação do sistema de água. Com este investimento, os moradores de Varjão contam agora com uma oferta de água sem oscilação. Construímos uma adutora de quase nove quilômetros. Este era um sonho da região,” disse Victer.

Luiz Fenando Pezão, governador do estado, destacou o crescimento da região, principalmente no bairro do Varjão e falou do sonho de utilizar a água do reservatório de Ribeirão das Lajes.

“Aqui no Varjão quem fez o serviço de água foi a gente, enquanto eu ainda era prefeito. Era um lugar difícil para ter água. Com essa seca, não tinha como abastecer o bairro que cresceu muito. Na minha época era outro bairro. Agora vem água da represa de Ribeirão das Lajes. Foi uma captação que eu sonhava na época para que toda população se beneficiassem com a água de melhor qualidade que temos dentro do município. Estou muito feliz em estar como governador inaugurando essa ampliação. Esta é uma região que cresceu muito nos últimos anos e temos que dar cada vez mais condições para que se desenvolva. Vamos continuar investindo,” afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

O prefeito Dr Luiz Antonio agradeceu a parceria com governo do estado e citou uma extensa lista com benfeitorias realizadas no bairro, e apresentou vários projetos que estão em andamento.

“Esta ampliação foi fundamental, pois é o bairro com maior taxa de crescimento do município, e a falta d'água era um problema sério a ser resolvido. O Asfalto na Porta também foi uma ação do governo do estado que beneficiou o Varjão, com diversas ruas que receberam o recapeamento asfáltico e drenagem. Os postes que ficavam no meio da rua, também foi uma reivindicação antiga da comunidade, que após 15 anos de extensa negociação com a Light conseguimos atender. As reformas e modernização da escola Eucalipto e do Posto de Saúde, também beneficiará os moradores. A modificação no trajeto do ônibus, facilitando para muitos trabalhadores do Varjão, que vão mais rápido para Piraí, também está entre as novidades que estamos trazendo para o bairro. Mas vai chegar mais, já estamos preparando o projeto de esgoto de todo município, ampliação do sinal de internet, uma vez que o Varjão foi a primeira localidade que teve a internet pública para comunidade, a iluminação do campo do Varjão Futebol Clube que foi uma indicação da câmara e a construção da passarela, para prevenir as mortes por atropelamento, que vem sido negociada há anos, aproveito a oportunidade para agradecer o governador pela sua ajuda e empenho , em tentar resolver este problema e esperamos que ate o próximo ano possamos consolidar esta questão. E a vinda da empresa EDB que gerará centenas empregos para o município,” ressaltou o prefeito.

Poços serão perfurados em Sanatório da Serra e Caiçara

As obras começarão em Janeiro
Na ocasião, também foi anunciado e já assinado o contrato da perfuração de poços profundos de água nas localidades de Sanatório da Serra e Caiçaras.

O prefeito se mostrou satisfeito com a notícia, uma vez que a questão do problema do abastecimento de água não era só no Varjão,“ temos comunidades que ainda não são atendidas pela Cedae, como é o caso da Caiçara que é um bairro distante da localidade de tratamento. Estou agradecido porque que em janeiro a Cedae irá perfurar um poço para poder ter água tratada e depois fazer extensão de rede. Já temos uma indicação da câmara para fazer a mesma coisa em Sanatório da Serra, fico muito feliz em estar anunciando estas obras hoje.”