Página inicial > Notícias > Dezembro > Secretário de Cultura e técnicos da Saúde se reúnem com Associações de Moradores
Segunda, 01 Dezembro 2014 09:38

No dia 28, por volta das 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Piraí, aconteceu a reunião ordinária da Federação das Associações de Moradores de Piraí, que além de dar posse a nova diretoria da Associação de Moradores dos Bairros Sarole e Cruzeiro, teve como destaque a participação de técnicos da Secretaria de Saúde de Piraí e do secretário Municipal de Cultura e Turismo, Charles Barizon.

A chefe de divisão de Vigilância e Saúde, Ana Cristina de Souza Braga, falou sobre o risco de infecção pelo vírus chikungunya, transmitido pelos mosquitos Aedes aegyptie oAedes albopictus, os mesmos que transmitem o vírus da dengue.

Segundo Ana Cristina a doença tem origem na África e já foram registrados cerca de 800 casos da doença no Brasil. Os sintomas são muito parecidos com os da dengue, atingindo principalmente as articulações do corpo, com o agravante de que essa doença pode trazer sequelas graves, exigindo que a pessoa tenha que se tratar das consequências por muito tempo depois do contágio. Às vezes pelo resto da vida.

“O risco maior é para gestantes, crianças até o primeiro ano de vida e pessoas com mais de 60 anos. Podendo inclusive levar a óbito”, explicou Ana Cristina.

A principal forma de combate ao chikungunya é o mesmo da dengue, impedindo a proliferação dos mosquitos transmissores. Para a chefe da divisão de Vigilância em Saúde não há como fazer isso sem a parceria da sociedade, visto que o maior número de focos dos mosquitos continuam sendo encontrados dentro de residências nos município, principalmente nos pratinhos de vasos de plantas.

O secretário de Cultura e Turismo de Piraí, Charles Barizon, fez uma breve avaliação das ações da Secretaria durante esses 1 ano e 11 meses de administração, destacando a descentralização das atividades culturais como a Noite Literária e a Cantata de Natal, que hoje são realizadas em diversas localidades do Município. Ressaltou, também, a expansão do projeto Piraí Acordando Sons Musicando Cultura, que hoje atende a 398 pessoas, na maioria, jovens e crianças, com aulas gratuitas de música.

Charles Barizon anunciou para o próximo ano a construção de um cinema no centro da cidade, que deverá ser alocado em um novo pavimento a ser construído sobre o Centro de Apoio ao Trabalhador (antigo Centro Comercial), que deverá contar com duas salas de projeção uma bomboniere e uma livraria. Destacando que as projeções não se tratarão de filmes antigos e sim filmes novos.

Além do cinema, Charles mencionou outros projetos que começarão a ser implementados em 2014, como os projetos de valorização dos músicos e escritores da cidade, que possibilitará a gravação de CD’s de artistas locais e a publicação de livros de autores do município.

“Queremos melhorar ainda mais o acesso à cultura para toda a população, mais ainda, queremos que a sociedade seja o principal instrumento promotor da cultura. Vamos retomar projetos como a Banda de Música e a Orquestra do Município. Precisamos da parceria das associações de moradores para implantar o projeto Caravana da Cultura, que levará de a cada 15 dias música, teatro, dança e literatura a uma localidade do município”, finalizou Charles Barizon.

No encerramento foi empossada a nova diretoria da Associação de Moradores dos bairros Sarole e Cruzeiro que passou a ter a seguinte composição: presidente, Edna da Silva Pereira; vice-presidente, Regina Maria Leandro Simplício; 1ª secretária, Jéssica dos Santos Pereira; 2ª secretária, Edneia da Silva Pereira; 1º tesoureiro, Luiz Marques Claudio; e, 2º tesoureiro, Márcio Cezar Zanelate.

Lido 2006 vezes