Página inicial > Notícias > Julho > Saúde promove capacitação sobre Hanseníase
Terça, 03 Julho 2018 18:09

Saúde promove capacitação sobre Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu hoje uma capacitação para os profissionais sobre a Hanseníase. O curso foi oferecido em parceria com a Fundação Educacional André Arcoverde e resultará também em uma ação sobre a doença nas escolas da rede Municipal de Ensino em agosto.

A Coordenadora da Atenção Básica Albanéia Trevisan destacou que, embora não tenha caso registrado no município, a doença é um problema de saúde no Brasil com grande incidência. "Quanto mais os profissionais estiverem orientados e atentos Às queixas dermatoneurológicas, maior a chance do diagnóstico mais rápido e eficiente", disse.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa transmitida por uma bactéria. Embora seja uma doença basicamente cutânea, pode afetar os nervos periféricos, os olhos e, eventualmente, alguns outros órgãos. Os principais sintomas podem ser manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés, e também mudança na temperatura nos locais da mancha.
O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Varia de seis meses nas formas paucibacilares a um ano nos multibacilares, podendo ser prorrogado ou feita a substituição da medicação em casos especiais. O tratamento é eficaz e cura.