Página inicial > Notícias > Abril > Região se prepara para 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil
Quinta, 10 Abril 2014 10:00

Região se prepara para 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil

Foi realizado hoje, das 8 às 16 horas, na Instituição Oasis no Caminho, no Centro, em Piraí, a reunião preparatória para a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil com os oito municípios integrantes da Coordenadoria Regional da Defesa Civil - REDEC 4 Sul 2, com o intuito de analisar as propostas elaboradas nas conferências municipais e integrá-las em uma bloco de diretrizes conjuntas.

O coordenador da REDEC 4 Sul 2, tenente coronel Rossini Albernas Dias, do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que o encontro é muito importante para que os municípios possam afinar, priorizando as diretrizes e ações que possam minimizar os problemas e situações de risco comuns a toda a região.

- Não é possível evitar situações de risco provocadas por fenômenos climáticos ou naturais, mas podemos estar melhor preparados para enfrentar essas situações, minimizando os impactos por elas provocados - explica o tenente coronel Rossini.

O coordenador da REDEC 4 Sul 2, explicou que o histórico dos últimos 15 anos, demonstram a ocorrência de 24 situações de desastres nesses 8 municípios, atingindo diretamente cerca de 86 mil pessoas. Para uma região com aproximadamente 340 mil habitantes representa um impacto de risco direto à vida de mais de 25% da população.

Rossini completa explicando que em todo o planeta, cerca de 200 milhões de pessoas sofrem com catástrofes naturais anualmente.

A Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Piraí foi realizada no dia 10 de março, reunindo representantes do poder público, conselhos profissionais e de políticas públicas, comunidade científica, sociedade civil e convidados. Foram eleitos como delegados para representarem o Município na Conferência Estadual: Denis Oliveira Mostacada, Ana Claudia Costa Lima e José Henrique de Carvalho Ferreira. Ao todo nove princípios e 24 diretrizes foram aprovadas e encaminhadas à etapa Estadual. Veja aqui o relatório!

O coordenador da Defesa Civil de Piraí, arquiteto José Henrique de Carvalho Ferreira, ressaltou a importância da participação da sociedade: “Em primeiro lugar, no caso específico de Piraí, porque boa parte das situações de risco que enfrentamos poderiam ser evitadas. Basta que as pessoas busquem orientações técnicas antes de construir ou cortar barrancos. Em segundo porque é importante que a população seja parceira dos órgãos de proteção, ajudando-nos a orientar e esclarecer as pessoas com relação a prática de ações mais equilibradas e participando no combate a degradação do meio ambiente, responsável pela maioria dos acidentes que já sofremos”.

A REDEC 4 Sul 2 é formada pelos municípios de Barra do Piraí, Paty do Alferes, Vassouras, Mendes, Miguel Pereira, Piraí, Rio das Flores e Valença.

A 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, que será realizada no dia 16 de abril, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro e a Etapa Nacional acontecerá em maio, entre os dias 27 e 30, em Brasília.