Página inicial > Notícias > Julho > Produtores se reúnem com Secretário de Estado de Turismo para criar o Polo de Cachaça do Vale do Café
Quinta, 24 Julho 2014 09:19

O Secretário de Estado de Turismo, Claudio Magnavita, se reuniu pela manhã com produtores de cachaça e secretários municipais de turismo da região, no Hotel Casa do Manequinho, localizado no centro de Piraí, para apresentar o projeto para criação do Polo da Cachaça do Vale do Café, que tem como finalidade transformar o a produção da bebida em um atrativo turístico, criando roteiros de visitação e degustação e beneficiando, além dos produtores, toda rede de hotéis, pousadas, restaurantes e demais serviços ligados ao turismo.

A abertura da reunião foi feita pelo prefeito Dr. Luiz Antônio da Silva Neves, que destacou a qualidade da cachaça produzida nos municípios da região e a gradativa ascensão do produto principalmente em outros países.

“A cachaça produzida nos nossos municípios, pela sua qualidade e reconhecimento, tem o potencial de alavancar ainda mais o turismo e atrair novos investimentos”, explica Luiz Antonio.

O Secretário de Estado de Turismo afirmou que a Cachaça do Vale representa um grande apelo para o desenvolvimento da região, que a cachaça produzida no Estado é de excelente qualidade. Destacou que na região há cachaças premiadas internacionalmente e que progressivamente vem ganhando mercado fora do Brasil.

“Temos buscado valorizar o interior. Principalmente suas forças produtivas. Queremos ser práticos, buscando projetos que possam se transformar em realidade em um curto espaço de tempo. Acreditamos que o Polo de Cachaça do Vale do Café é um desses projetos, que de forma prática e objetiva, rapidamente, possa estar dando frutos para toda a região”, completa Claudio Magnavita.

Célia Peralta, representante da Cachaça do Zeca, produzida na Fazenda Guaribú, em Paty do Alferes, afirmou que o projeto apresentado é excelente e que nunca em sua vida havia presenciado um projeto se desenvolver tão rapidamente.

“São ideias simples e viáveis que tem tudo para dar certo. Acredito que todos os produtores presentes compartilham dessa opinião e irão marcar presença para que o projeto se torne realidade”,  afirma Célia Peralta.

Estiveram presentes ao evento secretários de turismo de 10 municípios e oito produtores de cachaça da região.

Após o evento Claudio Magnavita saiu em visita aos locais considerados com potencial turístico no município. O Secretário de Estado visitará diversas localidades e atração de Piraí até o sábado (26), quando assistirá em Arrozal, por volta das 20 horas, ao Cortejo de Tradições que reunirá grupos folclóricos e culturais do município como o Jongo de Arrozal. Grupos de outros municípios como Vassouras, Barra do Piraí e Valença também participarão do Cortejo.

“Temos realizado esse tipo de visita em diversos municípios ou regiões do Estado, como forma de vivenciar as potencialidades turísticas dessas localidades. Isso nos permite conhecer melhor e traçar estratégias e propostas de parceria para desenvolver de forma prática as atividades turísticas no interior”, destaca Claudio Magnavita.

O Cortejo de Tradições, faz parte da programação do Festival Vale do Café no município, que também traz como atrações no dia 25, sexta-feira, a partir das 20h30, na Praça de Santana, a apresentação da cantora Fafá de Belém com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. No domingo (27), tem Feira dos Artesãos e apresentação do Grupo de Choro de Piraí, a partir das 11 horas, na Praça Jacques Crolard, no distrito de Santanésia.

Lido 1975 vezes