Página inicial > Notícias > Julho > Potencialidades turísticas de Piraí impressionam Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
Quarta, 30 Julho 2014 09:19

“Quando você tem uma atração como esta que envolve natureza, envolve história, envolve tecnologia e envolve equipamentos que tem um apelo a importância nacional. A gente chega a conclusão que Piraí está pronto e o que precisa são detalhes é uma ordenação e investimentos mínimos. Aqui não precisa inventar a roda. Aqui as coisas estão feitas.” A declaração é do Secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Cláudio Magnavita, que chegou em Piraí na ultima quinta-feira (24) para reunião com produtores de cachaça e secretários municipais de turismo da região, e permaneceu até domingo (27), para conhecer as potencialidades turísticas da cidade.

Na reunião foi apresentado a criação do Polo da Cachaça Vale do Café, que tem como finalidade transformar o a produção da bebida em um atrativo turístico, criando roteiros de visitação e degustação e beneficiando, além dos produtores, toda rede de hotéis, pousadas, restaurantes e demais serviços ligados ao turismo.

Logo após, Cláudio Magnavita, percorreu os pontos turísticos da cidade começando pelo Condomínio da Arte, o secretário afirmou que o projeto deveria haver em todas as cidades e se impressionou com a qualidade dos produtos lá oferecidos.

“Todas as cidades deveriam ter sua produção de artesanato associada a um projeto como esse. Este é um projeto que transcende aqui em Piraí, a descoberta de talentos locais, de pessoas que foram incluídas na sociedade, através de seu talento e da sua criatividade, isso me sensibilizou muito e inclusive eu acho que esse é um projeto piloto, que tem que ser ampliado, é um grande “Show Case” de Piraí,” afirmou o secretário.

Para Magnavita, a cidade possui vários aspectos positivos que são fundamentais para o setor de turismo, a natureza, a área rural, a gastronomia, a tecnologia, a história, mas o charme da cidade é o que mais lhe chamou a atenção.

“A cidade reuni hoje, uma evolução de tecnologia e de qualidade de vida que foi feita sem perder sua essência. Piraí mantem a essência de uma cidade extremamente agradável com uma população que sabe acolher e possui um calendário de eventos consolidados, que transformam um conjunto de beleza naturais a partir de uma preservação de um estilo de vida e qualquer crescimento turístico que venha ocorrer tem que ter a preocupação de não profanar este estilo de vida que a cidade tem,” acrescentou o secretário Magnavita.

“Eu acho que vai ser um destino turístico extraordinário, pois a equipe de Cultura e Turismo e o prefeito, são muito preocupados com isso. Eu acho que o momento é esse. Saio daqui com a cabeça fervilhando de ideias, porque inclusive os investimentos são pequenos, o que precisamos é fazê-los com rapidez e pé no chão,” frisou Cláudio Magnavita.