Página inicial > Notícias > Julho > Piraí implanta primeira ciclovia do município, em Arrozal
Terça, 15 Julho 2014 09:19

Piraí implanta primeira ciclovia do município, em Arrozal

A Prefeitura de Piraí através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito ao realizar algumas mudanças no trânsito do distrito de Arrozal implementou a primeira ciclovia do município. Esta, por estar integrada a via principal onde passam veículos, é chamada de ciclo-faixa. A medida foi tomada pensando na Política Nacional de Mobilidade Urbana, trazida através da Lei 12.587/12, que prioriza o transporte coletivo e a implantação de políticas para transporte não motorizado, e é aí que se insere a utilização da bicicleta como meio de transporte.

A ciclo-faixa é localizada paralela a Rua Teodora Barbosa Ribeiro tem aproximadamente 0,5 Km. Ela faz a ligação de quem vem dos bairros Dr. Cássio, Fraternidade e Pedreira à área central do distrito onde se encontra o comércio e o conhecido Casarão.

Para o secretário de transporte e trânsito, Marcelo Magalhães, muito ainda precisa ser feito.

“É um marco, afinal é a primeira ciclo-faixa do município, mas é muito pouco. Precisamos avançar mais. Vou encaminhar ao Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) um pedido para que um dos acostamentos da RJ-145 sejam transformado numa ciclovia ligando o bairro Ponte das Laranjeiras a Vila das Palmeiras”, complementou.

O Prefeito Dr. Luiz Antônio disse que já pediu para Secretaria de Obras realizar um projeto transformado o passeio que liga Arrozal ao Pólo Industrial em uma ciclovia que possa ser compartilhada com os pedestres.

“É um trecho plano, já utilizado por muitos trabalhadores, com uma ciclovia compartilhada estaremos dando mais segurança as pessoas que utilizam tanto a bicicleta quanto as que caminham por ali” ressaltou.

O morador, Cícero Santos, é vigia e utiliza a bicicleta freqüentemente como meio de transporte. Ele afirma que a ciclo-faixa trouxe “maior organização aqui no centro e também a sensação de segurança. Está bem demarcado e sabemos onde andar para não atrapalhar ninguém. Esperamos agora também a responsabilidade e respeito dos motoristas.”