Página inicial > Notícias > Dezembro > Piraí está em alerta contra o mosquito
Quarta, 07 Dezembro 2016 13:11

Piraí está em alerta contra o mosquito

A Secretaria Municipal de Saúde de Piraí está em alerta devido ao aumento do percentual de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica, constatado através do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti - LIRAa, realizado no período de 2 a 8 de outubro passado.

Os técnicos da Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde constataram, após vistoriarem 540 residências no Centro, Asilo, Santa Tereza, Casa Amarela e Arrozal, que o índice de infestação atingiu o percentual de 1,7%, quando o satisfatório apontado pelo Ministério da Saúde é de apenas 1%. Em tabelas apresentadas pelo Ministério, Piraí é um dos 855 municípios brasileiros e um dos 20 do Estado do Rio em situação de alerta para o risco de surto dessas doenças.

Para combater o mosquito e minimizar os riscos de casos dessas doenças a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações com a integração dos serviços de atenção básica onde os agentes comunitários de saúde realizam as vistorias nas residências orientando e eliminando os focos encontrados e direcionando os casos mais complexos à vigilância ambiental em saúde.

Em outubro foi realizada a instalação da sala de situação para o enfrentamento à Microcefalia onde estão sendo realizadas discussões envolvendo diversos setores da administração pública e sociedade civil para a execução de atividades integradas para a eliminação de criadouros e suporte às pessoas e famílias atingidas pela doença.

A chefe da Divisão Ambiental em Saúde, Keyla Roberta Libanio, explicou que entre essas ações estão a intensificação das atividades de educação, informação e engajamento junto à escolas, conselhos municipais, comunidades religiosas e associações de moradores.

- Não há como os agentes estarem, em todos os momentos, em todas as residências do município. Precisamos da colaboração de todos na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito para que possamos vencer esta guerra – explicou Keyla Libanio.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o número de casos suspeitos de Dengue caiu de 1.080 em 2015, para 760 em 2016, mas que devido ao aumento do número de focos do mosquito esses números podem crescer. Em 2015 não foram registradas nenhuma ocorrência de Zika ou Chikungunya, mas que em 2016 foram notificadas 164 suspeitas de contaminação pelo Zika vírus e dois casos suspeitos de chikungunhya.

Os sintomas das três doenças são muito parecidos, variando apenas de intensidade, e o tratamento é basicamente o mesmo. Em caso de suspeita, deve-se procurar imediatamente os serviços médicos, evitando a ingestão de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, pois podem provocar hemorragias.

Sintomas: Febre alta, dor de cabeça, dores articulares e dores musculares.

Situação LIRAa Brasil 2016 - http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/novembro/24/Tabela---LIRAa-Nacional-2016.pdf