Página inicial > Notícias > Agosto > Nona edição do Festival da Cachaça movimenta Piraí
Segunda, 06 Agosto 2018 13:42

Nona edição do Festival da Cachaça movimenta Piraí

O IX Festival de Cachaça esquentou este final de semana em Piraí. O evento aconteceu nos dias 4 e 5 de agosto e prestigiou a cultura com muita gastronomia, música e, claro, as cachaças.

O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Piraí, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte com apoio da iniciativa privada. "Piraí já tem tradição em eventos que valorizam a cachaça como um segmento tradicional no país e no interior do Rio e de exportação, com poder de movimentar a economia e o turismo. E aqui, aliado à música e gastronomia, procuramos sempre enaltecer e impulsionar a cultura na cidade", disse o prefeito Dr. Luiz Antonio.

O secretário de Esporte e Cultura Rogério Nunes destacou o valor que o evento tem para a projeção da cidade. "Um dos aspectos importantes é a questão do turismo, pois recebemos várias pessoas da região, grupos e confrarias de várias cidades de fora, além de empresários e produtores do ramo, com rótulos premiados internacionalmente. Isso mostra a qualidade do evento e também do potencial que tem para a cidade", disse.

E a Praça da Preguiça recebeu com muito charme  os músicos da região e da cidade, que trouxeram a Moda de Viola, MPB e músicas clássicas; os restaurantes parceiros apresentando a gastronomia local; a  cultura da cidade através da apresentação do grupo de Jongo de Arrozal, dos produtos do Condomínio das Artes e da Feira dos Artesãos; e, claro, os rótulos de cachaças sul fluminenses renomados nacionalmente e internacionalmente.

Participaram os rótulos regionais Werneck (Rio das Flores), Vieira e Castro (Rio das Flores), Magnífica (Vassouras), Carvalheira (Barra do Piraí), Reserva do Nosco (Engenheiro Passos - Resende), Da Quinta – (Carmo) e, Santa Rosa (Valença), e também da APACAP (Paraty): Coqueiro, Pedra Branca, Paratiana, Engenho D'Ouro, Maria Izabel e Corisco.

Eli Werneck, produtor de cachaça do Município de Rio das Flores e participante do Festival da Cachaça de Piraí desde 2011, afirmou que Piraí é um município importante no Vale do Paraíba e, consequentemente, o evento é fundamental para a divulgação dos produtos da região.“Temos cachaças de qualidade sendo produzidas na região e este tipo de evento, além de divulgar nosso trabalho, proporciona um melhor entrosamento ente os fabricantes e o fortalecimento do setor”, completou Eli Werneck.

Norival da Silva Carneiro, produtor da cachaça Engenho D’Ouro do município de Paraty e representante da APACAP (Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty), apesar de estar participando pela primeira vez, disse que o evento é muito bom e eleva o nome da cachaça como produto de qualidade e genuinamente brasileiro.

“É uma excelente oportunidade para divulgar nossas marcas. Estamos presentes com seis rótulos de excelente qualidade e queremos aproveitar a oportunidade para convidar a todos para o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, organizado pela nossa Associação que acontecerá dos dias 16 a 19 de agosto”, comentou Norival Carneiro.

Alexsander Menezes veio de Pinheiral prestigiar o evento e aproveitou para levar alguns produtos para casa. " Vim com a família e achamos o evento muito bem organizado e estruturado, com muitas opções na praça de alimentação e com destaque para a degustação das cachaças", declarou.