Página inicial > Notícias > Fevereiro > Moradores de Arrozal recebem acesso gratuito a Internet
Sexta, 14 Fevereiro 2014 09:52

Moradores de Arrozal recebem acesso gratuito a Internet

A Prefeitura Municipal de Piraí dá início a primeira fase da implantação do projeto de internet comunitária no Distrito de Arrozal nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo Ururay Guimarães, com a entrega das Chaves de Acesso, Assinatura do Termo de Responsabilidade e sorteio de 10 kits para a amplificação de sinal da rede sem fio.

Ao todo 170 moradores dos bairros Bela Vista, Fraternidade e Irmã Therezinha, fizeram o cadastro realizado nos dias 10 à 12 de fevereiro para se conectarem à internet. Integrando as 1.586 famílias, totalizando a estimativa de 7.930 pessoas conectadas direta e gratuitamente à rede comunitária de Piraí.

O município também oferece, acesso à internet para cerca de 5,5 mil alunos das escolas municipais que navegam pela rede mundial para pesquisas escolares através do projeto UCA – Um Computador por Aluno e para toda a administração direta da prefeitura através dos 95 pontos de conexão distribuídos pelo município (em prédios públicos, escolas e torres de distribuição de sinal via rádio).

O acesso comunitário residencial gratuito atende a 14 localidades do município: Vale Verde I e II, Varjão, Cacaria, Jaqueira, Rosa Machado, Ponte das Laranjeiras, Cruzeiro, Sarole, Sanatório da Serra, Ribeirão das Lajes e os três bairros de Arrozal, Bela Vista, Fraternidade e Irmã Therezinha.

Emprega Piraí:

Além da inauguração do acesso a internet, serão entregues 20 certificados do Projeto Emprega Piraí, aos alunos de Arrozal que iniciaram em setembro de 2013 e finalizaram em dezembro de 2013, nos cursos de Auxiliar de Escritório, Operador de Telemarketing e Digitação.

O Projeto oferece 40 cursos para a população se capacitar em 6 espaços públicos 3 telecentros (Piraí, Arrozal e Santanésia) e 3 escolas (Varjão, Cacaria e Rosa Machado). O Emprega Piraí possui mais de 300 alunos inscritos e a expectativa é que esse número cresça ainda mais.

“Até o mês de dezembro tivemos mais de 70 alunos se certificando. Por conta do recesso escolar as atividades foram retomadas na primeira semana de fevereiro. Os espaços estão abertos para a população dia e noite para inscrição e estudo, de acordo com o número de vagas para cada um desses locais,” afirma o Secretário de Ciência e Tecnologia, Osni Augusto de Souza e Silva.

Os certificados entregues são referentes aos 20 alunos que iniciaram em setembro de 2013 e finalizaram em dezembro de 2013, nos cursos de Auxiliar de Escritório, Operador de Telemarketing e Digitação. Sendo assim, os alunos que concluíram após esta data receberão os certificados em outro momento a ser agendado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia.