Página inicial > Notícias > Fevereiro > Moradores de Arrozal ganham acesso gratuito à Internet
Segunda, 17 Fevereiro 2014 09:52

Moradores de Arrozal ganham acesso gratuito à Internet

A Prefeitura Municipal de Piraí, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, no dia 14 de fevereiro, sexta-feira, por volta das 19h30, no ginásio poliesportivo Ururay Guimarães, em Arrozal, realizou o sorteio de 10 kits de reforço de sinal wireless e a entrega das chaves de acesso grátis à Internet para 170 moradores dos bairros Bela Vista, Fraternidade e Irmã Therezinha, localizados naquele Distrito.

O secretário Municipal Ciência e Tecnologia, Osni Silva, afirmou que a liberação do sinal de Internet grátis para os moradores de Arrozal acontecerá em etapas, devido ao grande número de moradores e extensão territorial do Distrito.

“Hoje estamos entregando as chaves de acesso para esses três bairros, na segunda semana de março retornaremos para entregar as chaves de acesso para os moradores das localidades do Cruzeiro e Dr. Cássio. Os demais bairros do distrito serão atendidos gradativamente”, explica Osni Silva.

O vice-prefeito Francisco Perota afirmou que é uma grande alegria ver o acesso gratuito à rede mundial de computadores chegar a Arrozal, onde mora e juntamente com a comunidade local aguardava ansioso pela implantação desse serviço.

“Precisamos nos perguntar o que a Internet pode nos oferecer? Inicialmente todos pensam em entretenimento, mas a Internet é bem mais que isso: É a facilidade de comunicação com amigos e familiares distantes; É a agilidade de pesquisas de compras e negócios; É a disponibilização de ferramentas para pesquisas escolares, estudo e aprendizado à distância. A Internet representa o acesso à informação de todos os cantos do mundo na ponta dos nosso dedos. Existe algum poder maior que esse para a nossa população?”, destaca Francisco Perota.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e deputado estadual licenciado, Gustavo Tutuca, declarou mais uma vez sua satisfação em participar da cerimônia de entrega das chaves de acesso aos moradores de Arrozal e anunciou a instalação de uma unidade da Faetec no Distrito.

“Vamos atender a essa demanda antiga da comunidade e vamos implantar a Faetec, que irá funcionar no Colégio Estadual Octávio Teixeira Campos, oferecendo formação profissionalizante às pessoas, que muitas vezes, não tem disponibilidade de tempo nem recursos para estarem se deslocando até Piraí para aperfeiçoarem sua qualificação”, afirma Gustavo Tutuca.

O prefeito Dr. Luiz Antonio da Silva Neves ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura de Piraí e o Governo do Estado do Rio, que viabiliza o acesso gratuito à rede mundial de computadores a moradores de 14 bairros no Município.

“Com essa parceria, boa parcela da nossa população, que não teria como contratar um serviço de acesso à Internet, hoje é atendida pelo Piraí Digital e pode realizar suas pesquisas, se comunicar melhor com seus parentes e amigos através das redes sociais, ter informação, cultura e entretenimento à sua disposição 24 horas por dia, bem como, instrumentos para seu aperfeiçoamento escolar e profissional”, explica Luiz Antonio.

Rosa Maria Ferreira de Souza, 32 anos, manicure, moradora do bairro Bela Vista foi uma das contempladas com o kit de reforço de sinal, disse que poder acessar a Internet de casa vai ajudar muito.“Meus filhos estão sempre no telecentro da Prefeitura para realizar suas pesquisas e trabalhos escolares. Minha filha Viviane ganhou um computador de presente de aniversário e agora, toda a família vai poder utilizar a Internet de casa. Já fiz um orçamento antes e vi que não tinha condições de contratar esse serviço particular. Agora, até eu, que não entendo nada de Internet, vou poder aprender e utilizá-la”, argumenta Rosa Maria.

O secretário Osni Silva informou que o próximo bairro a ser atendido com a acesso domiciliar gratuito à Internet será o Asilo Pinheiro, em Piraí, que terá a entrega das chaves de acesso no dia 21 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 19 horas, na quadra poliesportiva do bairro.

As inscrições estarão abertas até o dia 20 de fevereiro, das 8 às 17 horas, no Telecentro do Centro da Cidade, localizado à rua Comendador Sá, com a praça Adelino Dias Passos, próximo à ponte do Hospital. Para se inscrever os interessados devem levar os originais da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Com o acesso à internet gratuito domiciliar desses três bairros em Arrozal, a Prefeitura de Piraí passa a atender a mais de 1.700 famílias em 14 bairros do município, totalizando uma estimativa de aproximadamente 8 mil pessoas atendidas diretamente em suas residências.