Página inicial > Notícias > Julho > Moradores da Vila das Palmeiras já tem acesso grátis à Internet
Quinta, 03 Julho 2014 09:19

Moradores da Vila das Palmeiras já tem acesso grátis à Internet

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Piraí ontem, 2 de julho, por volta das 19 horas,  realizou a entrega das chaves de acesso aos 138 moradores inscritos para o acesso residencial gratuito à Internet do projeto Piraí Digital. O evento aconteceu na Praça Poliesportiva Silvério da Rocha Cabral Neto onde, também, foram sorteados para os presentes 10 kits de reforço de sinal para acesso à rede wireless disponibilizada pela Prefeitura.

A cerimônia de entrega foi aberta pelo secretário Osni Silva, que detalhou o funcionamento do sistema e fez orientações importantes para a instalação e utilização da rede de acesso comunitário.

“É importante ressaltar, que nesse um ano e meio de administração, a Prefeitura de Piraí mais que dobrou o número de acessos disponibilizados à população. Hoje atendemos a praticamente todos os bairros e localidades do Município”, destaca Osni Silva.

O prefeito Luiz Antonio da Silva Neves destacou a importância da inclusão digital para a democratização do acesso à informação, possibilitando às pessoas a possibilidade de contar com um maior número de fontes de notícias e opiniões.

“Além de saber o que acontece no outro lado do mundo, no instante em que o fato acontece, o acesso à Internet permite que o indivíduo se torne atuante no universo das informações, transmitindo ao mundo suas opiniões, seus anseios e dificuldades, tornando públicos os fatos, realizações e problemas da comunidade onde vive”, explica Luiz Antonio.

O prefeito ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que hoje disponibiliza ao município 50% dos 200 Mbits/s de link de internet utilizados pela Prefeitura de Piraí para proporcionar o acesso da população à rede mundial de computadores.

Shirleiana dos Santos, 35 anos, foi uma entre os dez moradores contemplados com o kit de reforço de sinal para acesso à Internet e afirmou que o acesso gratuito à informação vai ajudar muito no dia a dia de todos no bairro.

“Não é todo mundo que pode pagar para uma conexão de internet em casa. Eu mesma utilizava, até hoje, o sinal de internet cedido pela minha vizinha. Na minha casa e minha filha Marcele, de 10 anos, quem mais utiliza a internet para fazer suas pesquisas e estudar”, comenta Shirleiana.

Com o acesso do bairro da Vila das Palmeiras sobe para 21 o número de localidades atendidas com o acesso residencial gratuito. As outras localidade já atendidas pelo projeto são: Vale Verde I, Vale Verde II, Varjão, Cacaria, Jaqueira, Rosa Machado, Ponte das Laranjeiras, Cruzeiro, Sarole, Sanatório da Serra, Capelinha, Guadalajara, Ribeirão das Lajes (Vigário e Vila São Pedro), Asilo e no Distrito de Arrozal os bairros Bela Vista, Fraternidade, Irmã Therezinha e Dr. Cássio e Cruzeiro.

Fotos: Fábio Coelho