Página inicial > Notícias > Abril > Microempreendedor terá crédito para investir em seus negócios
Quinta, 24 Abril 2014 09:42

Microempreendedor terá crédito para investir em seus negócios

A Prefeitura de Piraí e a Agência Estadual de Fomento – AGERIO, no dia 29 de abril, a partir das 19 horas, na Câmara Municipal, realizarão a assinatura do acordo de cooperação técnica e o lançamento do Programa de Microcrédito, com o objetivo de disponibilizar recurso para o financiamento de investimentos e capital de giro para microempreendedores individuais e microempresas do município, de até R$ 15 mil.

A secretária de Planejamento e Integração de Políticas Públicas, Ângela Fajardo Reis Ferreira, explicou que o Programa de Microcrédito é um dos braços que integram o Programa Piraí Cidadão, que tem como objetivo a erradicação da extrema pobreza no município, envolvendo ações integradas das secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Promoção Social, Fazenda e Educação.

As solicitações de financiamento poderão ser feitas a partir do dia 30 de abril na Sala do Empreendedor, localizada na Rua Santos Dumont, 156 – Centro, das 8 às 17 horas. As avalições e aprovações dos financiamentos ficarão sob a responsabilidade da AGRIO. Os valores financiados podem variar de R$ 300 a R$ 15.000, tanto para investimentos quanto para capital de giro.

Além do Programa de Microcrédito a Prefeitura fará o lançamento do programa de capacitação empresarial “SEI”, realizado em Parceria com o SEBRAE e do programa Piraí Empreendedor, que tem por finalidade facilitar o processo de formalização para os microempreendedores do Município. Ambos os programas serão realizados de forma descentralizada, acontecendo em diversos bairros de Piraí.

Capacitação de Agentes de Crédito

Entre 17 e 24 de fevereiro, as secretarias de Planejamento e Integração de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Econômico em parceria com o SEBRAE-RJ, realizaram curso para capacitação de funcionários para atuarem como agentes de crédito para o Programa de Microcrédito. Além dos funcionários da Prefeitura de Piraí, representantes das Prefeituras de Pinheiral e Seropédica participaram do curso.

“A principal finalidade do curso foi capacitar os agentes que serão os intermediários, entre o empreendedor e a AGERIO. Eles irão a campo para identificar as necessidades de crédito dos empreendedores locais e possibilitando o acesso a esse financiamento e dando-lhes condições de melhorarem seus negócios.”, explicou Ângela Fajardo.