Página inicial > Notícias > Abril > Mais 236 moradores de Arrozal recebem as chaves de acesso para Internet de suas residências
Segunda, 07 Abril 2014 10:00

Na sexta-feira (4), por volta das 19 horas, no ginásio poliesportivo Ururay Guimarães, aconteceu a cerimônia de entrega das chaves de acesso à Internet para 236 moradores do bairro Dr. Cássio e parte do bairro Cruzeira, em Arrozal.

O secretário de Ciência e Tecnologia do Município, Osni Silva, ressaltou a importância do processo de inclusão digital no município, possibilitando uma melhor disponibilização da informação e permitindo à população fazer cursos, pesquisas escolares, pesquisas de preços e melhorar a comunicação com a família e o mundo.

“Para vocês terem uma ideia, o Programa Emprega Piraí conquistou um prêmio do Governo Federal, sendo considerado um dos 20 melhores projetos de inclusão digital do Brasil, no ano de 2013. Como Arrozal e outras localidades do município já tem uma cobertura bem maior de Internet para acesso residencial estamos estudando uma nova modalidade do projeto, onde as pessoas poderão participar dos cursos gratuitos de qualificação profissional nos telecentros e, também, de suas casas”, comenta Osni Silva.

Osni Silva informou que em algumas semanas estarão abertas as inscrições para a 2ª etapa do Programa Emprega Piraí, oferecendo mais de 70 cursos de qualificação profissional.

O vice-prefeito Chiquinho Perota reforçou o pronunciamento de Osni Silva, ressaltando que quando acumulamos conhecimento evitamos e resolvemos melhor nossos problemas.

“Com a informação certa cuidamos melhor da saúde, nos comunicamos melhor com as pessoas, conhecemos melhor nossos direitos e nossas obrigações, podemos conseguir um emprego melhor através de uma capacitação profissional. Esse é o compromisso fundamental da administração municipal, promover o desenvolvimento humano e, para que isso aconteça é necessário o desenvolvimento do conhecimento”, explica Chiquinho Perota.

O prefeito Luiz Antonio da Silva Neves ressaltou que, do início de 2013 até hoje, a Prefeitura mais que dobrou o número de pessoas conectadas à Internet no município, destacando a parceria com o Governo do Estado que disponibiliza a metade dos 200 Mbps de link de Internet que utilizados para garantir o acesso à rede mundial de computadores à população.

“Fica meu agradecimento ao governador Pezão, que tomou posse hoje e foi o precursor desse projeto, a mais de 10 anos atrás, quando ainda era prefeito da cidade. Estendo o agradecimento ao ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Gustavo Tutuca, que em um ano e três meses, que esteve à frente da Secretaria de Estado, apoiou no que foi possível e promoveu o desenvolvimento tecnológico em todos os municípios do Rio de Janeiro e, em especial para Piraí, com a liberação da expansão do link fornecido pelo PRODERJ, com o início da construção do Polo de Educação a Distância em Piraí e com a FAETEC Digital, inaugurada ontem aqui em Arrozal”, completa Luiz Antonio.

Na oportunidade o prefeito Luiz Antonio apresentou um novo aplicativo para aparelhos de telefone celular, desenvolvido pelos funcionários da Secretaria de Ciência e Tecnologia, tanto para o sistema Android, quanto para iPhone da Apple, com informações sobre o município.

“Basta você fazer uma busca na internet através do celular digitando Piraí Mobile e instalar o aplicativo. Lá você irá encontrar informações sobre restaurantes, hotéis, entretenimento e utilidades públicas, como localização e telefones dos órgãos de segurança, serviços de saúde e instituições de ensino”, explica Luiz Antonio.

Durante o evento, como acontece em cada nova liberação de acesso comunitário residencial, foram sorteados para os presentes 10 kits de reforço de sinal, permitindo uma melhor recepção do sinal oferecido pela Prefeitura. Com o acesso comunitário residencial dos bairros Dr. Cássio e Cruzeiro, em Arrozal, e com a liberação do sinal, realizada no dia 2, para as localidades da Capelinha e da Avenida Guadalajara, em Piraí, sobe para 20 o número de localidades atendidas pelo Projeto, totalizando uma estimativa de mais de 10 mil pessoas conectadas à Internet gratuita diretamente em suas casas.

Aplicativo Piraí Mobile

Desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Piraí

Download para Android:  https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.rj.pirai

Download para iPhone e iPad:  https://itunes.apple.com/us/app/pirai-mobile/id843212670?mt=8