Página inicial > Notícias > Fevereiro > Defesa Civil de 6 municípios se reúnem em Piraí
Domingo, 02 Fevereiro 2014 09:52

Defesa Civil de 6 municípios se reúnem em Piraí

O prédio da Prefeitura de Piraí, na quinta-feira, 30 de janeiro, no período manhã, sediou a reunião de trabalho da Coordenação Regional de Defesa Civil - REDEC 4 SUL 2, que reúne 8 municípios do Sul do Estado.

O tema principal da reunião foi a preparação para as conferências municipais de Defesa Civil, que deverão ocorrer até 20 de abril e elegerão os delegados para a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, que acontecerá em Brasília, entre os dias 27 e 30 de maio.

O coordenador da Defesa Civil de Piraí, José Henrique de Carvalho Ferreira, ressaltou a importância das Conferências Municipais, Estadual e Nacional, como espaços de discussão e proposição de medidas para a solução dos problemas de segurança em caso de desastre.

“Essas conferências permitem aos profissionais que atuam na área e sociedade manifestarem suas preocupações e expectativas com relação a cada esfera de governo, no sentido de estarmos preparados para responder com velocidade e eficiência às demandas locais em casos de calamidade”, explica José Henrique. A conferência Municipal de Defesa Civil, ainda, não tem data marcada, mas assim que for agendada será realizada uma ampla divulgação, com a finalidade promover a participação da população, associações de moradores e entidades da sociedade civil organizada.

José Henrique destacou a importância da retomada das reuniões da Coordenação Regional, para a troca de experiências entre os municípios, sobre problemas comuns e as ações encontras para solucioná-los.

“Esse é um momento importante que possibilita, a nós profissionais, conhecermos as dificuldades e soluções encontradas para as situações de risco em cada município, permitindo uma rápida tomada de decisão em caso de emergência”, completa José Henrique.

Participaram da reunião os representantes dos municípios de Barra do Piraí, Paty do Alferes, Vassouras, Mendes, Miguel Pereira e Piraí. Os municípios de Rio das Flores e Valença, que também integram a REDEC 4 SUL 2, não enviaram representantes.