Página inicial > Notícias > Abril > Conselho Comunitário de Segurança se reúne com moradores do Vale Verde
Quinta, 03 Abril 2014 10:00

Conselho Comunitário de Segurança se reúne com moradores do Vale Verde

O Gabinete Especial de Segurança da Prefeitura de Piraí e o Conselho Comunitário de Segurança do Município, em parceria com as polícias Civil e Militar, ontem, 2 de abril, realizaram reunião com a comunidade do Bairro Vale Verde, na quadra poliesportiva daquela localidade.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Ildo Terra, abriu a reunião reforçando a importância da aproximação da comunidade com os órgãos responsáveis por garantir a segurança e a integridade do cidadão.

“No passado esse tipo de ação não existia. Ficava uma lacuna enorme entre a sociedade e as polícias, dificultando as ações concretas e impedindo a resolução daquelas situações de insegurança que mais afligiam determinada comunidade”, explica Ildo Terra.

Ildo Terra afirmou que a participação ativa da administração municipal nas questões de segurança pública demonstra uma mudança positiva, ressaltando que, no passado, os municípios não queriam se envolver e sempre davam a desculpa de que segurança não era obrigação da municipalidade, mas sim dos governos Estadual e Federal.

Uma das questões levantadas pela comunidade foi o volume excessivo de som em carros e nas residências, destacando inclusive o conteúdo ofensivo dessas composições.

Os policiais presentes orientaram os moradores que, o primeiro passo, é buscar o diálogo com os vizinhos. Caso isso não funcione, para ligarem para o 190 que a polícia militar irá tomar as providências cabíveis. No caso das residências o morador ou proprietário com som alto, caso não baixe o volume, poderá ser autuado por desobediência. Já se tratando de veículos o proprietário poderá ser multado por estar fora das normas do CONTRAN.

Outra questão levantada pela população foi em ralação a sinalização na rodovia que corta o bairro que se encontra apagada causando insegurança para a travessia de pedestres.

O chefe do gabinete de segurança e secretário de transporte e trânsito do município, Marcelo Zacarias Magalhães, afirmou que no dia 5, irá se reunir com o DER para tratar de mudanças e melhorias no trecho entre o antigo Chivarrom e a Rodoviária. Que na oportunidade irá solicitar melhorias em toda a área urbana da RJ 145.

“Se trata de uma rodovia estadual e a Prefeitura não pode intervir no local. Vamos solicitar a colocação de faixas de pedestres e de redutores de velocidade no percurso que vai da Vila das Palmeiras até o Vale Verde”, explica Marcelo Magalhães.

O subtenente Wilson, da Polícia Militar, informou que por resolução do Governo do Estado, para a realização de eventos como festas e bailes, os organizadores deverão dar entrada na solicitação de autorização, com 40 dias de antecedência, junto a polícia militar, polícia civil e corpo de bombeiros.