Página inicial > Notícias > Setembro > Começa a Semana de Ação Mundial do Direito à Educação Inclusiva em Piraí
Quarta, 24 Setembro 2014 10:41

Começa a Semana de Ação Mundial do Direito à Educação Inclusiva em Piraí

Na última segunda feira (22), a Secretaria Municipal de Educação iniciou a Semana de Ação Mundial do Direito à Educação Inclusiva. Estiveram presentes o prefeito Dr. Luiz Antonio Neves, a secretária de Educação, Sandra Simões, a diretora da Apae, Daniele Lemos da Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Portadores de Deficiência, Marco Antônio dos Santos. O evento começou com a apresentação do Hino de Piraí pelo Coral de Libras da Escola Municipal Rosa Carelli da Costa.

A secretária de Educação falou sobre A Educação Especial no Plano Municipal de Educação,o professor convidado, Cláudio Teixeira palestrou sobre a Inclusão: Metas e Desafios e a orientadora educacional, Ednea da Silva, falou sobre o Histórico da Educação Inclusiva de Piraí.

Hoje a lei municipal nº 1118 de 03/06/2013 dispõe sobre a criação da função de Mediador Educacional, garante que toda criança portadora de deficiência seja assistida por um mediador.

“Esta lei foi instituída porque precisávamos dar dignidade aos alunos, ou seja, a gente não pode simplesmente jogá-los em sala de aula e não fazer nada, temos como objetivo inserir de fato esta criança, para que possamos trabalhar a sociabilidade dela dentro de sala de aula, que realmente tenha uma pessoa que a acompanhe para que ela possa fazer parte do processo do ensino aprendizagem porque simplesmente colocá-la na sala de aula sem ter esse acompanhamento a gente não estaria contribuindo para o avanço dessa criança,” explicou Sandra.

O prefeito Dr Luiz Antonio também falou sobre a importância dessa inclusão.

Não basta ter o direito inicial igual, é preciso acompanharmos se de fato as pessoas estão chegando ao ponto final pelo menos de maneira parecida, não é uma ideia de ter o primeiro lugar, mas de fazermos todos parte de uma sociedade vencedora”, frisou.

Simone Alves, mãe do Otávio, de 5 anos, que estuda no Jardim de Infância Dr. Luiz Silveira, se diz muito satisfeita com o trabalho desenvolvido com seu filho.

Aqui em Piraí, de fato eles fazem inclusão, a mediadora dele é meu braço direito, trabalhamos muito em conjunto, meu filho é muito bem aceito na educação ele também pratica ginástica olímpica, e é muito bem recedido por lá, como mãe sempre procuro o que é melhor para ele e com certeza pretendo inclui-lo em mais projeto sociais que o ajude na sociabilidade,” comentou Simone.

Ludmila Rodrigues a mediadora de Otávio, garantiu que a evolução do aluno tem sido muito satisfatória.

“Tenho percebido vários avanços quando chegou no jardim, ele não tinha atenção nas atividades, ele corria, queria sair de sala o tempo inteiro e hoje ele já tem esta atenção, compreende muita coisa que acontece na sala dele e isso tem ajudado muito no processo de aprendizagem. É uma trabalho entre a mãe, mediadora, professora e toda equipe diretiva,” concluiu a mediadora