Página inicial > Notícias > Fevereiro > Carnaval 2014 - Botafogo, Fluminense e Flamengo
Sábado, 15 Fevereiro 2014 09:52

Carnaval 2014 - Botafogo, Fluminense e Flamengo

Carnaval, futebol e uma certeza: os dois fazem parte da cultura nacional e são tradicionalmente queridos em todo Brasil. Quando o assunto é futebol, a regra é clara: é paixão nacional. E não poderia ser diferente em Piraí. Por isso, durante os dias de festa, blocos representantes dos principais times cariocas alegram as ruas da cidade.

Botafogo

No caso do Botafogo a paixão é de família. Getúlio Oliveira, o atual presidente do bloco, conta que desde pequeno acompanhava o time com seu pai. Hoje ele divide essa paixão com os torcedores alvinegros que participam do Carnaval de Piraí.

Há 5 anos contagiando a Barão de Piraí e desfile marcado para a segunda-feira, 3 de fevereiro, o bloco tem como principal característica o tradicional foguetório durante seu desfile, fazendo jus ao nome. Unindo famílias e gerações, Getúlio conta que uma preocupação do bloco que poderá ser vista esse ano é também a conscientização dos foliões em relação a questões como a bebida e direção, uso de preservativos e a não violência, por exemplo.

“O bloco representa a manifestação da alegria do futebol. A paixão do torcedor. Eu sempre participei do Carnaval, mas nunca pensei em ser presidente e fiquei muito feliz com a oportunidade”, comenta Getúlio.

Para participar, o torcedor só precisa chegar na concentração que é realizada na Praça da Preguiça com algo referente ou simbólico ao time. Vista o preto e branco e faça parte dessa festa!

Fluminense

Os tricolores tem lugar marcado no Carnaval Piraiense há 10 anos. O bloco cada ano faz homenagem a algum torcedor conhecido e ilustre da cidade.

Pierre Coelho, um dos organizadores do bloco afirma que o Fluminense é paixão. “Fluminense pra mim é tudo. Fico sempre muito contente de ver todos na rua, e inclusive convido todos tricolores da região comparecerem no sábado de Carnaval”, enaltece Pierre.

A música fica por conta dos temas das torcidas organizadas que embalam o bloco. Também de cunho familiar é comum ver famílias participando da folia no sábado de Carnaval.

Este ano foram confeccionadas camisas que serão entregues gratuitamente no dia do desfile pela organização.

Flamengo

Os rubros negros fazem a festa no Carnaval desde 2001. Partindo de uma iniciativa popular, o bloco é proporcional a torcida que é considerada uma das maiores do mundo, colocando quase 3 mil pessoas na rua.

Victor Bilati atual organizador do bloco diz que é uma grande emoção ver a rua lotada de foliões flamenguistas. "Dá uma satisfação muito grande quando chega no dia. Organizar dá trabalho, mas sempre vale a pena. A festa fica muito bonita e isso que importa", confirma Victor.

O bloco sai terça-feira de Carnaval, às 22 horas. A concentração é feita na Praça Preguiça a partir das 20h. Seguindo a tradição, para participar basta vestir a camisa do time e ir para rua.

O embalo do bloco é acompanhado pelos gritos de torcida já conhecidos e também conta com um bandeirão de 15 metros confeccionado para o Carnaval do ano passado.