Página inicial > Notícias > Setembro > Assentamento Terra da Paz recebe atendimento para cadastro em programas do Governo Federal
Quinta, 04 Setembro 2014 09:49

A Secretaria Municipal de Assistência Social prestou atendimento as famílias do Assentamento Terra da Paz, na Fazendinha,  na última quinta-feira (29). Foi realizado o cadastro e atualização de 15 famílias no Cadastro Único - programa social do Governo Federal - que segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome é um instrumento que  identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Ele permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família. A partir daí, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.

O coordenador do Cadastro Único e gestor do Bolsa Família de Piraí, João Alberto Silva dos Santos, esclarece que a ação foi realizada depois de um processo que contou com uma reunião com as famílias para explicar os critérios do cadastro.

"Já tínhamos conversado com as famílias do Assentamento para poder fazer uma entrevista e conhecer as condições e retratos socioeconômicos. Através desses dados o Governo Federal, Estadual e Municipal pode saber como atuar de maneira a combater a pobreza. O trabaho não acaba. A expectativa é que a partir disso a gente possa ir em outras localidades mais afastadas do centro da cidade, como Cacaria e Serra do Matoso" comentou.

Capacitação
João Alberto destacou também que em parceria com o Pronatec, a Secretaria de Assistência Social tem investido em promover cursos de capacitação para os cadastrados no sistema. Exemplo disso é o de Auxiliar Administrativo que abre as pré-inscrições na próxima segunda-feira (8), no Centro de Referência de Assistência Social de Piraí e de Arrozal.