Página inicial > revista da cultura > Sant'Ana a padroeira de Piraí
Segunda, 26 Julho 2021 11:00

Sant'Ana a padroeira de Piraí

Hoje a publicação da Revista Cultura e Arte, trás para você o texto do colaborador Wanyr Junior, que é do Rio de Janeiro, artista plástico e tarólogo, pesquisador de história das religiões, história da arte e cultura popular. Com foco na história do catolicismo e dos sincretismos afro-indígenas da América Latina.

Sant'Ana foi a mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo. As primeiras referências a ela vêm dos livros apócrifos do Proto evangelho de Tiago.

De acordo com a tradição, Ana era filha de Natã um sacerdote da tribo de Levi. A família de Maria era de linhagem sacerdotal, como vemos com Zacarias também sacerdote pai de João Batista e esposo de Santa Isabel. Sant'Ana era filha de Santa Emerenciana, tinha duas irmãs mais velhas, Maria de Cleofas, mãe de Salomé, e Sobé mãe de Santa Isabel. Ana casou-se com São Joaquim e por muitos anos permaneceu estéril. Só concebeu quando estava com uma idade avançada e deu a luz a Maria. É comum na Bíblia esta referência em ter filhos por milagres na velhice, como no caso do patriarca Abrahão, é como o sinal de uma missão divina.

O culto a Sant'Ana difundiu-se no Oriente, e no século VI o imperador Justiniano mandou construir um templo em sua homenagem em Constantinopla.

Em 1584, uma bula do papa Gregório XIII instituiu sua festa, comemorada no dia 26 de julho, mês que passou a ser denominado “Mês de Sant'Ana”.

Sant'Ana é venerada como a padroeira das mulheres casadas, especialmente as grávidas, tornando seus partos rápidos e bem sucedidos. Ajudando também as mulheres que têm dificuldade para engravidar. É protetora das viúvas, dos navegantes e marceneiros.

Sant'Ana teria falecido pouco depois de apresentar Maria no Templo de Jerusalém, quando a filha estava com apenas três anos de idade. Estas informações como disse, vem da tradição dos livros apócrifos, mas foi conservada pela igreja em suas tradições. Sant'Ana é a santa mais venerada pelos católicos depois de Maria, sua mensagem como de todos estes santos que citei, é que são a família de Jesus. Sim, Jesus teve uma grande e numerosa família. O respeito a nossa família e aos idosos é o ensinamento que recebemos aqui.

Quando a rainha dona Maria Primeira, no final do séc XVIII se torna a primeira mulher a governar Portugal, o culto a Nossa Senhora Sant 'Ana se difunde muito no Brasil. Daí começou este costume de também chama-la de Nossa Senhora, assim como Maria rainha e mestra. Sant'Ana mestra é uma representação da santa que se difundiu muito entre o povo, neste período do governo de Dona Maria Primeira, mãe de dom João VI.

Lido 22570 vezes Última modificação em Segunda, 26 Julho 2021 11:08