Página inicial > revista da cultura > Capela de São Benedito é reaberta em Piraí
Quarta, 06 Outubro 2021 15:29

Capela de São Benedito é reaberta em Piraí

Na noite de ontem (05), foi reaberto o templo da Capela de São Benedito, mais conhecido como Capelinha. A missa realizada no local, pelo padre Paulo contou com a presença de alguns fiéis e colaboradores. Na celebração foi lembrado sobre o carinho e zelo que D Noemia Magno Leite, dedicava para cuidar da Capela de São Benedito.

Capela essa, que foi erguida na década de 1850 e de propriedade da Paróquia de Santana do Piraí, a pequena capela existe há cerca de 160 anos. A Santa Cruz foi colocada no local que possivelmente abrigou o cemitério dos coléricos na devastadora epidemia de 1856. Anos mais tarde, serviu para a organização da Irmandade Santa Cruz que não foi adiante. No final de 1870, com a organização da Irmandade de São Benedito, foram realizadas ali várias reuniões. É a partir de 1917, que a Capelinha começa a tomar o nome de Capela de São Benedito.

“Eram lindas as festas no Morro da Capelinha. A procissão subindo o morro, todos com velas acesas nas mãos... como era bonito... era um espetáculo belo!” relatou padre Reynato Breves, no livro Piraí nas Atas da Câmara.

Foi durante uma missa celebrada há alguns anos atrás que D. Noemia manifestou a vontade de passar a responsabilidade para seu filho. E hoje o Sr. Almir é o responsável pela revitalização que começou em 2017, com um festival de prêmios, para angariar fundos para o começo das obras, mas o dinheiro ficou parado durante anos na poupança.

Em 2019, um grupo de fiéis subiu o morro da Capelinha para rezar um terço e uma foto tirada no local, foi postada nas redes sociais com a legenda: “Capelinha pede socorro!”

A repercussão da foto foi enorme e mais pessoas se juntaram com o objetivo de levar adiante o projeto de reformar e revitalizar a capela e seu entorno, onde possui uma vista privilegiada do por do sol, da cidade e da Mata do Amador, um local propício para se fazer um mirante.

“Além de ser um local de muita história e fé, as pessoas poderão visitar a capela e apreciar uma vista maravilhosa, não há por do sol mais bonito,” afirmou Michel Benedito, um dos colaboradores da revitalização.

Apesar de reaberto, a Capelinha ainda esta em fase de finalização, “pois há muita coisa que pode ser feita de benfeitoria no local para dar apoio quando tiver cultos e orações. Como, um salão com cozinha, banheiro e água encanada. Para o entorno está sendo estudado meios de revitalização, buscando recursos e apoio da Prefeitura Municipal de Piraí”, explicou S. Almir.

As pessoas que estiverem interessadas em colaborar podem fazer doações financeiras e de materiais de construção. As contas são prestadas de forma clara e objetiva, outra forma de ajudar é através de trabalho voluntário em mutirões.

Lido 1960 vezes