Página inicial > Notícias > Julho > Prefeitura de Piraí inaugura Centro de Inovação Tecnológica
Sexta, 31 Julho 2020 18:40

Prefeitura de Piraí inaugura Centro de Inovação Tecnológica

A Prefeitura de Piraí, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, inaugurou nesta sexta-feira (31) o Centro de Inovação Tecnológica, localizado no bairro Casa Amarela. O CIT levou o nome de Vinícius Barbosa Pinto de Melo - conhecido por ser apaixonado por jogos virtuais e tecnologia. Por conta da pandemia de Covid-19 e seguindo as orientações sanitárias, a solenidade ocorreu para um número reduzido de pessoas e foi transmitida nas redes sociais da Prefeitura.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Dr. Luiz Antonio; do secretário de Ciência e Tecnologia, Tércio Passos da Fonseca; do professor e coordenador do Centro de Inovação Tecnológica, Leonardo Rosa; além de alguns alunos que participam do projeto de Robótica. O pai do homenageado, Ailton Tomaz de Melo, e a irmã, Monique de Melo, também participaram da inauguração do CIT.

O prefeito Dr. Luiz Antonio ressaltou que o município de Piraí continua investindo na tecnologia pois compreende que ela é muito importante para o desenvolvimento da cidade.

"Hoje é um dia muito especial. Fico feliz em entregar o Centro de Inovação Tecnológica todo renovado para os nossos alunos e para os nossos funcionários. Esse espaço é para o desenvolvimento do pensamento. No passado, quando foi inaugurado o prédio, chamava-se Casa do Futuro. E como Piraí tem uma pegada digital nós achamos melhor manter esse espaço de inovação tecnológica. O município de Piraí continua investindo nas atividades ligadas à tecnologia porque temos a compreensão de que a tecnologia é muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade, do nosso país e do mundo. Ela faz parte do nosso cotidiano", disse o prefeito Dr. Luiz Antonio.

O secretário Tércio Passos da Fonseca acredita que o Centro de Inovação Tecnológica vai proporcionar ao município colher frutos no futuro com a capacitação dos jovens.

"Hoje é um dia importante para todos nós da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Esse projeto vai garantir oportunidade para as criança e os jovens que estarão se capacitando. A criatividade, a inovação, isso é muito importante. O prefeito Dr. Luiz Antonio tem esse perfil tecnológico e isso é muito interessante, pois vamos colher resultados no final. Agradeço a equipe da secretaria que apóia todos os nossos projetos", comentou Tércio.

Centro de Inovação Tecnológica

O Centro de Inovação Tecnológica começou as atividades em 2018, na gestão do ex-secretário da pasta, Osni Silva. O projeto de Robótica Educacional é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia e busca trabalhar com as equipes o pensamento crítico, científico e criativo em torno da robótica e outros desenvolvimentos tecnológicos. A equipe do CIT também auxilia o colégio Estadual Teixeira Campos, do distrito de Arrozal, no Desafio de Tecnologia Land Rover 4x4 nas escolas.

Outro trabalho realizado no Centro de Inovação Tecnológica foi o desenvolvimento da máscara de proteção facial - do tipo "face shield" utilizando uma impressora 3D - para os profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente contra a Covid-19.  Além disso, os profissionais do CIT desenvolveram um protótipo de robô que leva um tablet para aproximar os pacientes internados com coronavírus de suas famílias por meio de vídeo-chamada. A Prefeitura de Piraí também investe na área de e-Sports, modalidade de esporte eletrônico que tem tido amplo crescimento no cenário nacional e internacional.

O professor e coordenador do Centro de Inovação Tecnológica, Leonardo Rosa, acredita que por meio da tecnologia é possível a criança aprender, desenvolver projetos, inovar e crescer.

"É sempre bom saber que existe uma prefeitura que apóia o desenvolvimento tecnológico da cidade. Nós sabemos que é muito importante para que as pessoas possam cada vez mais aprender, desenvolver projetos, inovar e crescer. A Prefeitura, ao longo desses anos, tem investido na área da tecnologia, principalmente nesse espaço", disse Leonardo.

Homenagem

Monique de Melo, emocionada, agradeceu a homenagem prestada ao irmão Vinicius Barbosa Pinto de Melo.

"Eu tenho certeza que o meu irmão está muito feliz. Quero agradecer a todos os envolvidos pela homenagem. Agradeço a todas as pessoas que lembraram dele. Ele falava que o medo dele era ser esquecido. Hoje se cumpriu o desejo dele, de todos lembrarem dele", disse Monique.