Página inicial > Notícias > Abril > Prefeito de Piraí solicita alteração no acesso a Ribeirão das Lajes durante cerimônia de assinatura da ordem de serviço na Serra das Araras.
Sexta, 12 Abril 2024 18:53

(0 votos)

Na manhã desta sexta-feira (dia 12), o prefeito Dr. Ricardo Passos participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a obra de duplicação na Serra das Araras. O evento contou com a presença do governador Cláudio Castro, do ministro dos Transportes, Renan Filho, do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e de outras autoridades.

O empreendimento, com um investimento estimado em mais de R$ 1,5 bilhão, garantirá a duplicação de um trecho sinuoso da BR-116, entre Rio de Janeiro e São Paulo. A transformação da Serra das Araras resultará na expansão para oito faixas - quatro em cada sentido - além dos acostamentos em ambos os lados da estrada. Prevê-se a geração de aproximadamente cinco mil empregos diretos e indiretos durante os 52 meses de obra.

Durante a cerimônia, o prefeito de Piraí, Dr. Ricardo entregou um ofício ao ministro dos Transportes, Renan Filho, solicitando a alteração do viaduto previsto para o acesso ao Clube de Pesca. A proposta visa beneficiar a comunidade de Ribeirão das Lajes e o Corpo de Bombeiros, que está localizado na área.

“É uma demanda antiga da população de Piraí e contamos com a sensibilidade do ministro para ajudar solucionar essa questão, que envolve também o trabalho do Corpo dos Bombeiros”, destacou Dr. Ricardo.

A importância estratégica da Rodovia Presidente Dutra, como principal via entre Rio de Janeiro e São Paulo, é destacada, transportando cerca de metade do PIB nacional. Com a obra, a expectativa é reduzir em até 50% o tempo de percurso na descida da serra, aumentando a segurança e fluidez do tráfego.

Obra
A duplicação incluirá 24 viadutos, duas rampas de escape na pista de descida, melhorias em 14 pontos de acesso, uma via marginal na pista sul (sentido São Paulo), 93 contenções, oito pontos de ônibus e três passarelas. As melhorias beneficiarão aproximadamente 20 milhões de pessoas nas regiões da Baixada e sul fluminenses, além da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Com previsão de duração de 52 meses, as obras contarão com mais de 30 canteiros simultâneos, gerando empregos diretos e indiretos, com a maior parte da mão de obra vindo dos municípios de Piraí e Paracambi. A entrega da nova pista de subida está agendada para 2028, enquanto a conclusão da pista de descida está prevista para 2029.