Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Abril

Abril (14)

A Secretaria de Saúde de Piraí informa que, no início da noite desta segunda-feira, dia 29, recebeu a confirmação de cinco casos de Febre Oropouche no município. A confirmação foi realizada pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e pelo laboratório de referência da Fiocruz. Os casos foram registrados entre os dias 9 e 18 de abril e foram identificados nas unidades da Cacaria (três casos) e no Hospital Flávio Leal (dois).

A secretária municipal de Saúde, Giane Gioia, ressalta que todos os casos serão investigados minuciosamente pela Vigilância Epidemiológica.

Além dos casos registrados em Piraí, outros municípios do estado do Rio de Janeiro também tiveram confirmações de Febre Oropouche, incluindo Japeri, Valença e Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado de Saúde está conduzindo investigações para determinar se os casos são autóctones (transmissão local) ou importados (quando a transmissão ocorre em outro território).

Os sintomas da Febre Oropouche são semelhantes aos da dengue, com duração de dois a sete dias, e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar, dor articular, tosse, tontura, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos. Não há tratamento específico, sendo recomendado repouso, tratamento sintomático e acompanhamento médico.

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, ressalta que o vírus da Febre Oropouche é endêmico na região amazônica e apresenta períodos de surto, com letalidade baixa. Os municípios devem seguir a conduta médica adotada nos casos suspeitos de dengue.

A SES, em parceria com os municípios afetados, realizará investigações epidemiológicas nos casos positivos para Febre Oropouche, além de investigações entomológicas (captura de mosquitos) nas áreas com casos confirmados.

*Primeiro caso confirmado em fevereiro deste ano*

O primeiro caso de infecção por Febre Oropouche no estado do Rio de Janeiro foi reportado no final de fevereiro à Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Tratava-se de um homem de 42 anos, morador do bairro do Humaitá, na Zona Sul da capital, que havia viajado para o Amazonas. O paciente não precisou ser hospitalizado durante o período da doença e se recuperou. Esse caso foi considerado importado, após análise do histórico de viagem do paciente ao estado do Amazonas, que já registrava um aumento expressivo no número de casos nos primeiros meses de 2024.

Na tarde desta segunda-feira, dia 29, a Creche Municipal Kelly Tavares Fajardo Reis, na Casa Amarela, foi o cenário de um momento especial: a entrega simbólica das camas destinadas às crianças matriculadas na unidade. Essa iniciativa, realizada pela Prefeitura de Piraí através da Secretaria Municipal de Educação, representa um investimento no conforto e bem-estar dos pequenos.

 

Um total de 160 "caminhas" foi adquirido, com 60 delas destinadas à creche de Arrozal. Além de proporcionar conforto, as camas são de fácil higienização, desmontáveis e podem ser empilhadas, facilitando sua armazenagem. O prefeito Dr. Ricardo Passos e a secretária municipal de Educação, Sandra Neves, estiveram presentes na cerimônia simbólica, destacando a importância desse investimento para garantir um ambiente seguro e acolhedor para as crianças, promovendo assim o seu desenvolvimento saudável.

A Prefeitura de Piraí conquistou o primeiro lugar na 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde. Realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e pela Plataforma Colaborativa IdeiaSUS Fiocruz, esta edição recebeu 106 inscrições, das quais foram selecionadas 24 experiências do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado do Rio. As práticas foram apresentadas em evento realizado na última quinta-feira (dia 25), na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), localizada no campus sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ).

 

Desenvolvido pelas equipes do Centro Especializado Multidisciplinar de Atendimento à Infância e Adolescência (Cemaia), o trabalho vencedor abordou o tema “Equipe Multidisciplinar – Um olhar psicossocial na atenção à infância e adolescência”. Piraí obteve a média final da avaliação mais alta entre todos os municípios concorrentes, alcançando 94,3.

 

Essa conquista é muito boa para o município de Piraí, pois vem corroborar com a criação do novo Cemaia, inaugurado em dezembro pelo prefeito Dr. Ricardo Passos”, destacou a secretária municipal de Saúde, Giane Gioia, que na manhã desta segunda-feira (dia 29) compartilhou a conquista com as equipes do Cemaia, além das secretarias de Educação, parceira na realização das atividades, além das pastas do Esporte e Cultura.

 

Inaugurado pela Prefeitura de Piraí em dezembro do ano passado, o Cemaia oferece cuidado a crianças e adolescentes com demandas em saúde mental e emocional, bem como àqueles com necessidades educacionais. O encaminhamento eficiente é garantido pelas Unidades de Saúde da Família (USF) e outros pontos da rede intersetorial, assegurando que nenhum jovem seja deixado para trás. Na esfera educacional, o Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), em colaboração com as escolas municipais, estabelece fluxos e protocolos para encaminhar crianças e adolescentes ao Centro.

 

A conquista deste primeiro lugar entre todos os municípios do estado confirma que a Saúde é levada a sério pela prefeitura de Piraí”, comemora o prefeito Dr. Ricardo Passos, lembrando ainda que a inauguração do Cemaia concretizou um sonho, marcando o compromisso sólido da administração municipal com a promoção do bem-estar e do desenvolvimento dos jovens. “O foco da nossa gestão é proporcionar um cuidado integrado e especializado para crianças e adolescentes. O Cemaia é mais que um centro, é um símbolo do nosso compromisso com o bem-estar de cada jovem em Piraí”.

 

Ocupando as antigas instalações do prédio do Cederj, no Centro, o Cemaia oferece, desde dezembro, atendimento multidisciplinar e cuidado integral, partindo da premissa de que toda criança e adolescente tem demandas únicas. O serviço é um passo ousado para um futuro inclusivo e acolhedor.

 

A premiação garante à Piraí o trabalho de acompanhamento da Curadoria em Saúde da IdeiaSUS Fiocruz pelo período de um ano, além da produção de um vídeo e publicação de um livro sobre as práticas. Piraí terá ainda o direito de participar da ‘19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS’, que acontece no contexto do 38º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, de 30 de junho a 3 de julho de 2024, em Porto Alegre (RS).

Cerca de 180 atletas participaram da 13ª Copa Piraí de Karatê, realizada no Centro de Eventos (Tutucão) no domingo, dia 28. O evento contou com a presença do prefeito Dr. Ricardo Passos e da secretária municipal de Esportes, Dilma Passos.

 

No tatame, atletas dos projetos da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura nos polos do Varjão, Jaqueira, Santanésia, Arrozal e Centro, e de academias da região competiram em emocionantes disputas nas categorias infantis, adolescentes e adultos.

 

O prefeito Dr. Ricardo Passos enfatizou os investimentos da cidade no incentivo ao esporte, destacando que cerca de 1.500 jovens participam de projetos apoiados pelo governo municipal através da secretaria de Esportes. "O esporte é uma ferramenta fundamental para a formação dos nossos jovens, promovendo valores como disciplina, trabalho em equipe e superação. Estamos comprometidos em continuar investindo nessa área para proporcionar oportunidades e desenvolvimento para nossa comunidade", ressaltou o prefeito.

A Prefeitura de Piraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, mantém colaboração ativa com a Softys Brasil para concluir a expansão da fábrica no Polo Empresarial IV, em Arrozal. O acordo foi formalizado no mês passado, durante uma reunião entre o prefeito Dr. Ricardo Passos e representantes da empresa.

“Estamos trabalhando ativamente para a instalação do grupo Softys em Piraí, com a concessão de terrenos e a regularização do alvará de funcionamento”, ressaltou o prefeito. Os trâmites legais para a liberação do documento estão em fase final para serem concluídos.

Em janeiro de 2023, a Softys Brasil incorporou a Carta Fabril, visando ampliar suas operações. Desde então, o prefeito Dr. Ricardo Passos estabeleceu diálogos regulares com a empresa, com foco na instalação da unidade no município e na regularização do alvará de funcionamento em Arrozal, buscando preservar e ampliar os empregos na região.

A incorporação gerou alterações no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da unidade de Arrozal, um processo monitorado de perto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Em março, em um gesto de parceria e comprometimento, a Prefeitura, com o apoio da Câmara de Vereadores, doou um terreno à Softys Brasil.

Esta ação visa regularizar a propriedade da planta industrial e da subestação de energia da empresa. Em contrapartida, a Softys Brasil comprometeu-se a manter os empregos atuais e criar 50 novas vagas de trabalho.

Adicionalmente, foi estabelecido um acordo para a construção de uma Unidade de Saúde da Família no bairro Doutor Cássio, em Arrozal, e uma Unidade Educacional em Rosa Machado. Ambos os projetos estão programados para iniciar nos próximos meses.

A Prefeitura de Piraí reafirma seu compromisso com o crescimento econômico e o bem-estar da comunidade, buscando estabelecer parcerias estratégicas que promovam o desenvolvimento sustentável do município.

A manhã deste sábado, dia 20, foi marcada pelas comemorações do Dia Municipal do Jongo em Piraí. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, organizou um evento na Praça de Arrozal, que contou com apresentações do grupo de Jongo de Arrozal e da Associação Semente da África, de Barra do Piraí.

 

Desde 2005, o jongo, também conhecido como caxambu, é reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan. Em Piraí, essa tradição é zelosamente mantida pelos descendentes dos antigos escravizados da Fazenda Cachoeira, cuja história remonta a 1895.

"Hoje é um dia de vitória para mim. Apresentei a ideia ao então vereador Darlei, destacando que outras cidades já tinham adotado o Dia Municipal do Jongo. A Câmara aprovou o projeto de lei, e sinto-me realizado por ter dado início ao resgate do jongo", afirma Edgar Camilo, coordenador do grupo de Jongo de Arrozal, que atualmente conta com 22 membros. "O jongo é parte integrante da minha vida", completa Edgar, descendente dos escravos da Fazenda da Cachoeira.

 

Após um hiato de aproximadamente 50 anos, o jongo em Piraí foi retomado em 2003 por Edgar Camilo, de 84 anos, e sua família.

 

"Estamos empenhados em manter viva a tradição do jongo em nosso município", ressalta.

 

Atletas de taekwondo, sob orientação do mestre Ricardo e com idade mínima de 3 anos, apresentaram uma demonstração da prática, que faz parte da modalidade olímpica.

 

O prefeito de Piraí, Dr. Ricardo Passos, destacou: "A preservação do jongo é essencial para manter viva a cultura e a história de nosso município. É nosso dever apoiar e incentivar iniciativas como esta que valorizam nossa rica herança cultural."

 

O secretário de Cultura, Rogério Nunes, complementou: "O jongo é uma manifestação cultural de grande importância para Piraí. Estamos comprometidos em promover e preservar essa tradição, garantindo que as futuras gerações possam apreciar e se inspirar em sua riqueza cultural."

 

O prefeito de Piraí, Dr. Ricardo Passos, marcou presença no evento, acompanhado da secretária municipal de Esportes, Dilma Passos, e do secretário de Cultura, Rogério Nunes. O ex-vereador Darlei Gomes, autor da lei que instituiu o Dia Municipal do Jongo em Piraí, também esteve presente.

A construção da ponte que ligará o bairro Enseada das Garças à RJ-145 está avançando rapidamente. Segundo o relatório de medição da Prefeitura de Piraí, mais de 40% do projeto já foi concluído. A estrutura terá uma extensão total de 120 metros, com um vão central de 75 metros.

Com a chegada do fim do período de chuvas e das cheias do Rio Piraí, espera-se que a progressão da obra se acelere nos próximos meses. Até agora, o bloco central foi finalizado e a aduela de arranque está em fase de conclusão, com a sua concretagem na margem próxima à RJ-145 programada para a próxima semana.

Representantes da Procec Engenharia, empresa responsável pela construção, destacaram a importância desta etapa da obra. Posteriormente, serão montados os carros de avanço compostos por treliças, que possibilitarão que a obra avance sobre o rio. No lado do Rio Piraí, especificamente no bairro Enseada das Garças, a concretagem do bloco central está em andamento para o início da aduela de arranque.

Na última terça-feira, dia 17, o prefeito de Piraí, Dr. Ricardo Passos, visitou o local para verificar o progresso da obra. "Essa ponte era uma demanda antiga, inclusive quando eu era vereador. Em breve, a comunidade terá um acesso mais eficiente ao bairro", comentou Dr. Ricardo.

Anteriormente, a área era servida por uma passarela que desabou em 31 de dezembro de 2014. Desde então, os moradores aguardavam por uma solução definitiva, sendo obrigados a utilizar um acesso mais distante pelo bairro Ponte das Laranjeiras.

Além de melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida na região da Enseada das Garças, a construção da ponte tem impacto positivo na geração de empregos. Atualmente, mais de 40 trabalhadores estão atuando no canteiro de obras, e espera-se que esse número cresça a partir de maio.

Na manhã desta quinta-feira, dia 18, a sede do Fundo de Previdência de Piraí foi palco da apresentação do projeto de Censo Cadastral e Previdenciário destinado aos servidores efetivos e segurados do município. O objetivo principal da iniciativa é não apenas atender às obrigações legais, mas também assegurar a eficácia e a segurança do sistema previdenciário municipal.

A proposta busca promover o desenvolvimento sustentável de Piraí, estabelecendo uma base sólida para a gestão dos recursos previdenciários. O secretário de Administração de Piraí, Daniel Miceli, enfatizou a importância da regularização previdenciária.

“Essa regularização é condição essencial para a manutenção das certificações necessárias que permitem a formalização de convênios e o recebimento de repasses federais”, explicou Miceli, ressaltando que o Censo é fundamental para otimizar a concessão de benefícios.

A realização do Censo Cadastral e Previdenciário possibilitará a atualização das informações dos servidores, contribuindo para uma gestão mais transparente e responsável dos recursos. Além disso, o projeto visa fortalecer o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade financeira do Fundo de Previdência e garantir os direitos dos servidores de Piraí.

“A apresentação do projeto representa um passo importante para envolver os diversos atores envolvidos e esclarecer dúvidas relacionadas à implementação do Censo. Com uma gestão eficiente e transparente, Piraí busca consolidar seu sistema previdenciário e impulsionar o desenvolvimento do município”, afirmou o prefeito Dr. Ricardo Passos.

A Prefeitura de Piraí, comprometida com a transparência e a eficiência na gestão pública, publicou nesta quarta-feira, dia 17, o edital do novo concurso público para o preenchimento de mais de 100 vagas efetivas. As oportunidades estão distribuídas entre os níveis de ensinos fundamental, médio, técnico e superior, com salários que chegam até R$ 7.213,60. Uma das grandes novidades deste concurso é a inclusão de uma vaga para tradutor e intérprete de Libras.

 

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) – www.ibam-concursos.org.br, no período de 22 de abril a 22 de maio. Os candidatos interessados devem acessar o site do Ibam durante esse período e seguir as instruções para efetuar sua inscrição.

O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o cargo, sendo R$ 123,00 para médico, R$ 103,00 para ensino superior, R$ 83,00 para ensino médio, curso técnico e formação em magistério de nível médio, e R$ 63,00 para cargos de ensino fundamental completo e incompleto.

"Este concurso público é mais um passo importante para fortalecer nossa administração e garantir serviços de qualidade para nossa população. Estamos comprometidos em selecionar profissionais capacitados e dedicados para integrar nosso quadro permanente de pessoal", afirmou o prefeito Dr. Ricardo Passos.

 

Data da Prova

As provas objetivas estão agendadas para o dia 23 de junho. Os candidatos devem ficar atentos ao site do Ibam (www.ibam-concursos.org.br) para acompanhar todas as informações e atualizações sobre o concurso.

"O concurso público é uma oportunidade única para aqueles que desejam contribuir com o desenvolvimento de Piraí. Estamos empenhados em realizar um processo seletivo transparente e justo, garantindo igualdade de oportunidades para todos os candidatos", pontuou o secretário municipal de Administração de Piraí, Daniel Miceli.

Para mais informações e para acessar o edital completo, clique https://acesse.one/bAxYi

Na tarde desta terça-feira, dia 16, a Prefeitura de Piraí recebeu uma doação de materiais esportivos da secretaria de Estado de Esporte e Lazer. A entrega foi realizada por meio da secretaria municipal de Esporte e visa fortalecer e expandir os programas de iniciação esportiva no município.
A secretária municipal de Esportes, Dilma Passos, demonstrou sua satisfação com a chegada dos novos equipamentos. "Recebemos uma ampla variedade de itens, desde bolas para futsal, campo, vôlei e basquete até equipamentos para ginástica funcional e redes de gol. Esta aquisição marca um avanço significativo para nossa secretaria e certamente incentivará ainda mais a prática esportiva em Piraí", afirmou.
Dilma também destacou os esforços contínuos do governo municipal em promover o esporte local, mencionando os diversos projetos oferecidos nos polos esportivos. "A Prefeitura de Piraí tem apoiado nossos atletas de forma robusta, refletindo positivamente em seus desempenhos em competições. Estes novos materiais elevarão ainda mais o nível do esporte em nosso município", acrescentou.
O prefeito Dr. Ricardo Passos também esteve presente durante a entrega dos materiais e expressou sua gratidão à colaboração do governo estadual. "Gostaria de agradecer ao secretário de Estado de Esporte, Rafael Picciani, e ao secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, pelo constante apoio ao nosso município. Um agradecimento especial ao governador Cláudio Castro por tornar esta importante doação possível", destacou Dr. Ricardo.
Vale ressaltar que a secretaria municipal de Esporte de Piraí oferece gratuitamente uma variedade de projetos de iniciação esportiva, abrangendo modalidades como ginástica de trampolim, judô, karatê e futsal, além de aulas de ginástica funcional.

@secretaria_esportes
@esportegovrj
@rafaelpicciani
@gustavotutuca

Fim do conteúdo da página


Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n°, Centro, Piraí - RJ - 27.175-000
Telefones: (24) 2431 9950
Atendimento: Segunda a sexta-feira de 08h às 17h
E-mail: ouvidoria@pirai.rj.gov.br

Nós Usamos Cookies

Os cookies são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.