Imprimir esta página
Quinta, 08 Julho 2021 16:24

Grafite a Arte Urbana

Grafite a Arte Urbana
Em 2016 uma área bucólica do Rio de Janeiro foi revitalizada e ocupada com manifestações artísticas e culturais.
 
Uma das principais atrações foram os murais feitos por grafiteiros que aumentaram o fluxo de visitantes levando milhares de turistas ao local para fazerem selfs nos cenários multicoloridos pintados por esses artistas urbanos. Um dos murais mais significativos foi o do artista Kobra, que retratou as etnias em um momento que o planeta assistia o drama dos refugiados. Kobra, em sua arte, dava o recado de que somos todos nós, um só povo.
 
Tão grande foi a repercussão que reavaliaram a importância que a arte do grafite ocupa nas cidades. Essa semana uma nova parceria entre o consulado americano, a NAU e entidades privadas darão inicio a segunda parte do projeto e pretendem transformar a região portuária do Rio de Janeiro em uma grande galeria a céu aberto.
 
Em Miami, na década de oitenta, um lixão foi ocupado por esses artistas e mais tarde se tornou em um dos maiores pontos turísticos da cidade ganhando, além das obras nos muros e prédios, um parque e um jardim. Espaço este, que ainda hoje é passagem obrigatória pra quem visita a cidade.
A reavaliação de conceitos artísticos urbanos ocupando regiões abandonadas é um fenômeno que se espalhou pelo planeta alavancando a economia e o turismo. São Paulo, Berlin, Belo Horizonte, New York, Londres, Curitiba e cidades menores são exemplos bem sucedidos.
 
O novo museu de arte urbana da Zona Portuária do Rio de Janeiro já mapeou 45 obras à céu aberto e mais espaços já estão sendo mapeados para receberem novos murais que irão ampliar esse corredor e aumentar, significativamente, o fluxo turístico e a economia criativa produzida pelos os artistas de rua. Esse conceito move jovens a se reconhecerem e despertarem suas aptidões artísticas.
 
Por Gebran Smera
 
Colaborador da Revista Cultura & Arte, diretor artístico e Secretário de Cultura de Pirai.
 
Gostou da nossa revista? Ela nasceu de uma parceria entre a Prefeitura de Piraí e a Secretaria Municipal de Cultura. Agora... compartilhe com seus amigos. Participe também nos enviando sugestões de assuntos que você gostaria de ver publicado nas próximas edições. Até lá!
Lido 4207 vezes