Página inicial > Notícias > Maio > Secretaria de Ciência e Tecnologia entregou novos kits de robôs para o estudo e aprimoramento das equipes de robótica de Piraí
Quinta, 30 Mai 2019 18:01

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia realizou a entrega de 6 novos kits de robôs para a equipe de robótica Pequeno Gigante, integrada por 23 alunos, do 6º ao 8º anos do ensino médio, de escolas pública e privadas residentes no município.

O secretário Osni Silva explicou que a equipe de robótica foi instituída no ano passado, através de processo seletivo que avaliou a aptidão dos alunos através do conteúdo curricular do 6º e 7º períodos do ensino médio.

“Montamos essa equipe com a finalidade de participar de competições devido às mudanças do regulamento da Olimpíada Brasileira de Robótica, que desde o ano passado passou a admitir equipes de garagem, que podem ser compostas por alunos de diversas unidades escolares independentemente se elas são públicas ou privadas. Mas, o nosso objetivo maior, é oferecer a esses alunos a oportunidade de desenvolverem seus talentos ao máximo, não somente quanto a utilização da tecnologia, mas no desenvolvimento de novas aplicações”, explicou Osni Silva.

Os alunos realizam seus estudos e treinamentos no Centro de Inovação Tecnológica da Prefeitura de Piraí, que está sendo implantado no bairro Casa Amarela, que hoje conta ao todo com 15 kits de robôs e 3 de expansão Lego. A equipe possui ainda para treinamento e competição 10 kits para montagens de robôs Arduíno.

O prefeito Dr. Luiz Antonio destacou que a utilização da tecnologia e da robótica em todas as áreas profissionais é uma realidade e que os jovens precisam se preparar para a utilização dessas ferramentas no dia a dia.

“É bom participar de competições, mas o fundamental é a oportunidade que estamos dando a esses alunos de trocar experiências e adquirirem novos conhecimentos”, completou o Dr. Luiz Antonio.

No próximo dia 23 de junho os alunos Cauã Campos, Cauan de Oliveira, Henrique Cesar e Raul Rodrigues participarão do International Tournament of Robots (Torneio Internacional de Robôs) que acontecerá em São Luiz do Maranhão. A classificação para a competição foi conquistada no Torneio Juvenil de Robótica, realizado em João Pessoa, na Paraíba, no ano passado.

Em 6 de julho a equipe Pequeno Gigante da Prefeitura de Piraí participarão da etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica, na cidade de Volta Redonda e em julho e agosto das etapas regional e estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Devido a sua classificação no TJR em 2018, os 4 alunos mencionados anteriormente automaticamente estão classificados para a final do torneio de 2019, que acontecerá entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro, na cidade de São Paulo.