Página inicial > Notícias > Junho > Projeto de Robótica comemora conquistas e se prepara para nova competição
Sexta, 05 Julho 2019 16:54

Projeto de Robótica comemora conquistas e se prepara para nova competição

O Projeto de Robótica de Piraí tem muito o que comemorar. Em seu primeiro ano de implantação já coleciona conquistas em níveis regional, nacional e internacional; além de parcerias que promovem o desenvolvimento da tecnologia atrelada à Educação.

O projeto paralelo e gratuito busca aplicar os conhecimentos de Matemática, Ciências, Física, Inglês, Português e outros conteúdos relacionados à Tecnologia de maneira divertida e contextualizada. Atualmente a equipe de robótica Pequeno Gigante possui em seu quadro de alunos um total de 23 alunos (20 meninos e 3 meninas) com idades entre 12 e 18 anos.

O ciclo é dividido por semestres, tendo a primeira turma iniciado na metade de 2018 com 13 alunos e a segunda no início deste ano, Participam alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que conseguem suas vagas por meio de um processo seletivo.

Mas as conquistas já são de gente grande.

Histórico de competições e processos seletivos

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2018

Na etapa Regional sediada em Volta Redonda, das 36 equipes inscritas Piraí levou 4 equipes e suas classificações foram: 5º lugar, 7º lugar, 11º lugar e 12º.

Na etapa Estadual sediada em Volta Redonda, das 28 equipes classificadas no estado do Rio de Janeiro, Piraí classificou 2 equipes para esta etapa. Suas classificações na etapa estadual foram: 4º e 5º. Não conseguimos classificação para a etapa nacional porque só classificam os 3 primeiros colocados de cada modalidade no estado.

Torneio Juvenil de Robótica (TJR) 2018

Na etapa Estadual, Piraí competiu no Rio de Janeiro e inscreveu seus alunos em quatro modalidades: Resgate no Plano, Resgate de Alto Risco, Viagem ao Centro da Terra e Cabo de Guerra. Neste torneio, quatro alunos se classificaram em primeiro lugar nas suas respectivas modalidades e avançaram para a etapa nacional (Viagem ao Centro da Terra: Cauã Campos de Souza e Silva e Henrique Cesar Teixeira Filho – Resgate de Alto Risco: Cauan de Oliveira e Raul Rodrigues Brito), todos no nível 2.

Na etapa nacional sediada em João Pessoa/PB, os alunos conseguiram os seguintes resultados:

Primeiro lugar: Viagem ao Centro da Terra: Cauã Campos de Souza e Silva e Henrique Cesar Teixeira Filho

Segundo lugar: Resgate de Alto Risco: Cauan de Oliveira e Raul Rodrigues Brito

Com esses resultados, os alunos conseguiram vaga para a próxima etapa que foi o ITR 2019 (International Tournament of Robots), realizado em São Luís do Maranhão no último dia 26 de junho. Também já garantiram vaga na final nacional do TJR 2019 em São Paulo que será realizado entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro.

International Tournament of Robots (ITR) 2019

A Equipe Pequeno Gigante conseguiu autorização diante da nova regra (equipes podem participar em mais modalidades desde que os robôs sejam diferentes), para construir um terceiro robô e participar da final internacional também na modalidade Cabo de Guerra. Desta forma, os resultados obtidos no ITR 2019 foram:

Segundo lugar: Resgate de Alto Risco: Cauã de Oliveira e Raul Rodrigues Brito

Segundo lugar: Cabo de Guerra: Cauã Campos de Souza e Silva, Cauan de Oliveira, Henrique Cesar Teixeira Filho e Raul Rodrigues Brito.

Próximas competições

Neste final de semana, dia 06/07 começam as competições do TJR 2019 e a Equipe Pequeno gigante participará em Volta Redonda (Colégio ICT) com 7 robôs nas modalidades Viagem ao Centro da Terra, Resgate de Alto Risco e Resgate no Plano.

Em seguida, no mês de Agosto, participarão da OBR, com 7 robôs na modalidade Resgate de Alto Risco níveis 1 e 2.