Imprimir esta página
Quarta, 12 Março 2014 10:46

Piraí Digital comemora 10 anos

Piraí Digital comemora 10 anos

Imagine uma cidade 100% conectada, na qual a internet banda larga chega aos moradores através de terminais de acesso público em cada bairro e, ao mesmo tempo, integra escolas, telecentros, empresas e toda administração municipal. Esse é o Piraí Digital, um projeto de democratização de acesso à informação e ao conhecimento, de universalização da internet e de disseminação da cultura digital em todas as áreas de governo e da sociedade civil. Sua base tecnológica é uma infraestrutura pública de comunicação SHSW (Sistema Híbrido com Suporte Wireless), com cobertura em toda a cidade, e que foi inaugurado em fevereiro de 2004.

Para celebrar o sucesso do projeto, no período de 12 a 15 de março será realizado o Piraí Digital 10 anos. O evento comemorativo terá como carro-chefe o TEDx Piraí, que acontecerá no dia 15 com as presenças de John Jung, co-fundador do Intelligent Community Forum(IFC);  de Fernando Martins, presidente da Intel no Brasil; do cardiologista Cláudio Domênico e do cantor, compositor e ex-ministro da Cultura,  Gilberto Gil, que em 2008 compôs a música Banda Larga Cordel em homenagem  à cidade. 

A programação inclui também encontro de blogueiros; a 1ª Gincana Tecnológica (Gintec) e a 5ª edição do Seminário de Educação e Tecnologia, destinado a jovens e professores com oficinas interativas que vão da produção de blogs à robótica educacional, passando por computação em nuvem e realidade virtual. A gincana será voltada para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e o tema central vai ser a comemoração dos 10 anos de Piraí Digital.

Segundo o Secretário Especial de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro, Franklin Dias Coelho, que na época coordenou o Piraí Digital, o projeto colocou Piraí no mapa das cidades inteligentes do Brasil e hoje serve de referência para o Programa Nacional de Cidades Digitais do Governo Federal. “Toda legislação municipal de rede, voz e imagem teve início em Piraí, uma marca de inovação para as políticas públicas de todo país”, destacou.

Desenhado de forma integrada, o Piraí Digital possui quatro áreas de atuação: governo (.gov), educação (.edu), comunidades (.org) e empresas (.com). O .gov trabalhou o desenvolvimento do e-governo e da governança eletrônica. O .edu constituiu uma mudança de paradigma educacional, adequando os parâmetros curriculares atuais. O .org implantou telecentros, que oferecem serviços e cursos gratuitos para a comunidade. E o .com disponibilizou o acesso à internet para a população a custo baixo.

O TEDxPiraí vai celebrar o resultado de uma década de investimento estratégico em acessibilidade para democratizar a cultura de internet. “A interconexão das três dimensões – artificial, humana e coletiva - começou com a inclusão digital do cidadão até atingir a gestão pública do município”, afirmou, André Bello, um dos responsáveis pela plataforma TEDx. Ele destaca que o TEDxPiraí tem por objetivos espalhar boas ideias que inspirem outras comunidades a fazer o mesmo e estimular o diálogo sobre cidades inteligentes e tecnologia.

Além do John Jung, Fernando Martins, Claudio Domenico e Gilberto Gil, o evento vai contar com a participação de Pedro Dória, jornalista e editor executivo no jornal O Globo; Samir Iasbek de Oliveira, CEO e fundador da Qranio.com; Francisco Gómez Alamillo, secretário geral da Associação Iberoamericana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações (Ahciet) e Maria Helena Cautiero Horta Jardim, assessora especial da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, coordenadora do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), do MEC–RJ e coordenadora educacional do Projeto Pirai Digital.

O encerramento do Piraí Digital será com o show gratuito do cantor e compositor Gilberto Gil, na praça de Sant’Anna.

Lido 2532 vezes