Página inicial > Notícias > Maio > O Creas Piraí participou do encontro de formação continuada dos professores da rede municipal
Segunda, 20 Mai 2019 16:41

Encontros marcaram a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com a finalidade de marcar o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, O Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Piraí, participou nos dias 13 e 14 passados, do Encontro de Formação Continuada da Secretaria de Educação para professores da rede municipal da educação  infantil ao 5º ano. Os encontros aconteceram no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Piraí.

A coordenadora do Creas de Piraí, a assistente social Raquel de Souza Costa explicou que o encontro teve como objetivo orientar os professores para as formas com as quais eles podem contribuir na identificação de situações de violência contra crianças e adolescente.

“Mudanças repentinas no comportamento, marcas de agressão, comportamento violento e isolamento são alguns dos indícios de que a criança ou adolescente podem ser vítimas de algum tipo de abuso”, detalhou Raquel Costa.

Como relatou a coordenadora do Creas, os índices registrados no Município felizmente são baixos, mas que para que esse tipo de situação seja erradicada é fundamental a atenção constante de educadores, pais e parentes.

“A maioria dos abusos contra crianças e adolescentes registrados no mundo acontecem dentro de casa, por esse motivo o papel dos professores é fundamental para a identificação de possíveis casos”, completou assistente social.

Mais um encontro, que estava agendado para a semana passada que foi adiado devido à mobilização nacional pela educação deverá ser realizado esta semana com professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.

Raquel Costa destacou que a função do Creas  é acompanhar e oferecer suporte psicossocial às crianças, adolescentes e famílias vítimas desse tipo de violência. Denúncias de suspeitas de situações de abusos devem ser encaminhadas ao conselho tutelar e às autoridades policiais responsáveis pela apuração dos fatos.

O Conselho Tutelar de Piraí fica localizado à Rua Bulhões de Carvalho, nº 215, bairro Casa Amarela e o telefone é(24) 2431-9991.

Lido 1914 vezes