Página inicial > Notícias > Novembro > Escolas do município são premiadas no concurso Merenda Nota 10
Sexta, 07 Novembro 2014 09:01

Escolas do município são premiadas no concurso Merenda Nota 10

A merendeira Marilze Rosa de Oliveira, da José Juarez Reis Franco, foi a vencedora do concurso Merenda Nota 10 , da Prefeitura de Piraí. Ela conquistou o primeiro lugar com o prato Frango Divertido. Em segundo lugar ficou Sufle de Frango, da merendeira Micheli dos Santos Baptista da Rocha, da Escola Epitácio Campos, e em terceiro, Feijão Tropeiro, de Maria Alice de Jesus, da Escola Rosa Carelli. Além de troféus, as três primeiras colocadas receberam prêmio em dinheiro.

O concurso que aconteceu na sexta feira (7), no auditório da Secretaria de Educação, tem por objetivo estimular a criatividade das merendeiras das escolas da rede municipal de ensino e os pratos devem ser preparados com alimentos utilizados no dia a dia da merenda escolar e observar determinações do nutricionista da Secretaria Municipal de Educação.

Nas receitas foram analisadas critérios como, viabilidade de execução da preparação, criatividade, originalidade, custo, boa aceitação dos alunos e ser saudável e nutritivo.

O Prefeito Dr. Luiz Antonio, ressaltou a importância da iniciativa da Secretaria de Educação do Município para a melhoria da qualidade da merenda escolar e, consequentemente, do aproveitamento escolar das crianças:

"Sabemos da importância de uma boa alimentação para o aproveitamento escolar. Por isso, procuramos estimular nossas merendeiras a produzirem comidas nutritivas e saborosas. Estamos conseguindo isso, graças à dedicação, ao profissionalismo e ao carinho de nossas merendeiras, que cuidam dos nossos alunos como se tivessem cuidando dos próprios filhos. Vocês todas, portanto, estão de parabéns. "

A secretária de Educação, Sandra Simões, avaliou como prioridade o planejamento da merenda escolar. Segundo ela “é a merenda escolar de qualidade, que dá condição aos nossos alunos, de terem uma aprendizagem melhor, pois criança bem alimentada, comprovadamente tem melhor rendimento escolar”.

Todas as receitas participantes contribuirão com o processo do cardápio da alimentação escolar para o ano de 2015. Participaram do concurso 17 escolas da rede da Prefeitura. Além das três finalistas, participaram ainda as seguintes receitas: Torta de Peixe Gratinado, da Creche Municipal Kelma Tavares Fajardo Reis; Purê de Três Raízes com Molho Branco, do Ciep 158 Profª Margarida Thompson; Bolo Nutritivo de Aveia, do Ciep 477 Profª Rosa da Conceição Guedes; Salada de Batata com Molho Roselum, da Escola Lucio de Mendonça; Farofa de Pão, da Escola Eugênio Lourenço Corrêa; Purê de Forno, da Escola Manoel Alexandre de Lima; Empanadas do Aurelino, do Colégio Dr. Aurelino Gonçalves Barbosa; Arroz Vegetariano, da Escola Luiz Marinho Vidal; Arroz Cremoso Sandra Simões, do Colégio Presidente Castelo Branco; Pavê de Biscoito Doce, da Escola Hugo Lemgruber Portugal; Tortelete de Banana, da Escola Nova Esperança; Risoto de Peixe Nutritivo, da Escola Maia Vinagre; Pizza de Pão, da Escola de Lajes e Purê Maneiro, da Escola João Feliciano.

As receitas já estão disponíveis no blog da Secretaria de Educação.