Página inicial > Notícias > Maio > Exposição de "Pinturas e Canções" de Paulo Pires na Casa de Cultura de Piraí
Segunda, 27 Mai 2019 12:40

Exposição de "Pinturas e Canções" de Paulo Pires na Casa de Cultura de Piraí

Na quinta-feira (23), às 19 horas, na Casa de Cultura de Piraí, foi realizada a posse do novo Conselho Municipal de Cultura e a inauguração da exposição “Pinturas e Canções” do artista plástico piraiense Paulo Pires.

Com mais de quinhentas obras concluídas e distribuídas dentro e fora do país, Paulo Pires, iniciou sua trajetória autodidata na década de 80, na cidade de Cabo Frio, quando fez contato com grandes nomes das artes plásticas no Brasil como Carlos Scliar e José de Dome. Outros grandes artistas como Cézanne e Marc Chagall influenciaram o amadurecimento do seu trabalho em temas oriundos de sua vivência e memórias de infância com destaque para o sacro, idílico, figurativo e natureza morta.

“Essa exposição estou apresentando 12 obras homenageando os artistas da música, uma nova paixão descoberta recentemente e que no momento tem me inspirado e aproveito para expor também esse meu outro lado com a execução de algumas das minhas composições interpretadas pelo meu amigo Juarez Barcellos”, explicou Paulo Pires.

O secretário de Cultura de Piraí, professor Rogério Nunes, afirmou que a reativação do Conselho Municipal de Cultura é um fato importante para a implementação das política públicas relacionadas ao setor.

“A participação democrática da sociedade na tomada de decisões é fundamental para que o poder público possa realizar ações que representem o verdadeiro interesse das pessoas que vivem no município. Principalmente quando falamos de cultura em que devemos respeitar as tradições, as artes, a história e o legado daqueles que vivem no município”, destacou Rogério Nunes.

O prefeito Dr. Luiz Antonio destacou o trabalho do artista plástico Paulo Pires, por se tratar de um exemplo de talento e dedicação às artes no município.

“O Paulinho é um legítimo talento da nossa terra. Nasceu aqui, viveu um tempo fora, mas retornou para a cidade trazendo uma grande contribuição para o enriquecimento artístico e cultural do município. É uma grande felicidade tê-lo expondo seus trabalhos mais uma vez na Casa de Cultura”, afirmou o Dr. Luiz Antônio.

O Dr. Luis Antônio destacou, também, a importância do Conselho Municipal de Cultura e dos demais conselhos e órgãos de participação democrática da sociedade para a fiscalização e orientação das ações do poder público.

“A Prefeitura não pertence ao prefeito, aos secretários ou a qualquer outro indivíduo. A administração pública existe para atender às necessidades das pessoas que vivem aqui e é fundamental que o cidadão seja presente e atuante nos conselhos de participação democrática, orientando e garantindo que as ações tomadas pelo governo atendam às reais necessidades daqueles que moram, trabalham e criam seus filhos no município”, completou o Dr. Luiz Antonio.

O curador da Casa de Cultura de Piraí, Hudson Vale, destacou que a exposição é a primeira realizada inteiramente com o apoio de empresas locais e agradeceu em nome do artista e da Prefeitura aos patrocinadores:  Manie de Festa - Buffet e Locação, Loja Melhor Opção, Supermercados Bons Amigos, Imperador Choperia, Marcado Faria e Magelas Bar.

A exposição “Pinturas e Canções” de Paulo Pires pode ser visitada até o final de junho, de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas e nos finais de semana em visitas agendadas. A Casa de Cultura de Piraí está localizada à Rua Comendador Sá, 105, Centro, telefone (24) 2431-9981.