Página inicial > Notícias > Setembro > Atualização sobre o estoque de vacinas do município
Segunda, 16 Dezembro 2019 15:53

Atualização sobre o estoque de vacinas do município

Considerando a notícia divulgada na página da Prefeitura Municipal de Piraí, no dia 18 de setembro do corrente ano, “Estoque de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde é impactado pela baixa distribuição,” e os questionamentos ainda frequentes da comunidade sobre a ausência de algumas vacinas nas Unidades de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a informação de que o desabastecimento ocorre em nível nacional, o que consequentemente afeta os estoques dos estados e dos municípios.

Para o melhor acesso da população à vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde reorganizou os locais para a oferta de algumas vacinas em Unidades de Saúde estratégicas, devido aos estoques reduzidos já mencionados, evitando desta forma, desperdícios e que as pessoas fiquem sem atendimento para a vacinação.

Quanto às vacinas DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche) e Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B), que estão com estoque zerado no momento, as Unidades de Saúde estão realizando busca e registro das crianças na faixa etária indicada para a vacinação e tão logo sejam reabastecidas pelo Ministério da Saúde, as crianças serão vacinadas.

Segue o cronograma e locais de vacinação atual:

PSF Centro: Poliomielite e BCG  - todos os dias

Antirrábica - segunda, quarta e sexta

PSF Casa Amarela: Poliomielite e BCG - todos os dias

Importante: As demais vacinas são realizadas todos os dias em todas as Unidades de Saúde da Família.

Atenção

Vacinas temporariamente em falta: Pentavalente (administrada aos 2, 4 e 6 meses) e DTP (administrada com 1 ano e 3 meses e 4 anos).

Atualização  - 16/12/2019

Até a presente data não houve disponibilização de doses das vacinas acima citadas pelo Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis/SES.
No mês de novembro, recebemos 120 doses da vacina pentavalente e foram consumidas pela população alvo até o esgotamento do estoque.