Quinta, 01 Junho 2017 15:29

Secretaria de Cultura inaugura a Sala de Ensaios e lança o Cadastro de Artistas

Uma noite especial para a cultura na cidade Piraí. A Secretaria de Cultura e Esportes promoveu a inauguração da Sala de Ensaios e o lançamento do Cadastro de Artistas e do projeto Piraí Musical, na Casa de Cultura da cidade nessa quarta-feira (31).

Estiveram presentes o Prefeito Dr. Luiz Antonio, o secretário de Cultura e Esporte Rogério Nunes e a secretária de Educação Sandra Gomes Simões. A população foi apresentada ao projeto Piraí Musical, nome que marca uma repaginação dos programas que envolvem a música no município, e também ao sistema do Cadastro dos Artistas. A iniciativa tem o objetivo de registrar de maneira eficiente em um sistema informatizado os dados dos artistas locais de diversos setores, como música, artes plásticas, visuais, dança, entre outros. O cadastro ficará disponível em pólos nos bairros e distritos como as bibliotecas, escolas e a própria Secretaria, e servirá como base não só para a Prefeitura como para qualquer interessado em contratar os profissionais .

Para o secretário Rogério Nunes, "o cadastro vai propiciar que a gente conheça os artistas da região e vai impulsionar o profissionalismo de uma maneira geral, já que é muito importante a formalização dos artistas para garantir suas apresentações. É um grande avanço para o cenário cultural, juntamente com a Sala de Ensaios, um espaço único que conseguimos reservar para nossos músicos".

A Sala de Ensaios funcionará na Casa de Cultura, inicialmente aos sábados, de 8h ao meio-dia, com duração de até 2h para cada ensaio que deve ser agendado antecipadamente no local.  De acordo com Milton, vocalista da banda Milton e os lagartos, "a sala vai suprir uma demanda de muitos artistas e bandas na região que tem dificuldade para encontrar um lugar adequado, com preparação acústica para ensaiar".

O evento contou com apresentação da banda do projeto Piraí Musical e da Orquestra Popular da UBM. O prefeito Dr. Luiz Antonio ressaltou o compromisso da administração com a cultura da cidade e que, "frente às dificuldades políticas em nível nacional, a necessidade de trabalhar as políticas públicas nesta  área se torna cada vez mais importante. Sou um apoiador do ramo e o caminho é fortalecer cada vez mais os artistas da região".  Músico na cidade há 60 anos, Antônio Augusto, concorda: " é difícil nos dias atuais encontrarmos gestões públicas preocupadas com a cultura. A música é um ótimo caminho para mudar a realidade de muitos jovens, e engrandecer os artistas e a cidade culturalmente" disse.