Terça, 28 Março 2017 15:04

Piraí Digital fortalece a segurança de acesso nas praças Destaque

Piraí Digital fortalece a segurança de acesso nas praças foto: Alexandre Teixeira

Acessar a internet gratuita nas praças de Piraí ficou mais seguro. Isso porque a Secretaria de Ciência e Tecnologia fortaleceu a conexão com um cadastro de autenticação de usuários da rede. O Secretário Osni Silva explica: "O sinal continua liberado, mas agora para ter acesso é preciso fazer um cadastro muito simples. Não obtemos nenhum tipo de informação pessoal, apenas fica registrado quem estava utilizando a rede em um determinado momento."

O procedimento vai ao encontro das leis de acesso à internet e facilita a identificação de usuários em casos de crimes virtuais.  O cadastro é bem fácil e é feito pelo próprio usuário: ao acessar a rede gratuita nas praças da cidade, uma caixa de diálogo aparece dando a opção de login, cadastrando a rede social ou um e-mail e senha de preferência da pessoa. Esse processo de autenticação é realizado apenas uma vez, depois o aparelho conectado é identificado automaticamente. O acesso à rede do Piraí Digital nos bairros continua da mesma maneira: o interessado ou interessada deve se dirigir à Secretaria de Ciência e Tecnologia para fazer o cadastro individual com senha.

Atualmente, o programa Piraí Digital possui 107 pontos de conexão entre Escolas, Unidades de Saúde, Secretarias, Praças e Telecentros. São 30 bairros onde os moradores podem ser beneficiados com internet gratuita em casa, abrangendo uma àrea de cerca de 70% de alcance na cidade (apesar de disponível em todo o município, algumas áreas de sombra ainda não permitem o acesso). Osni Silva ainda afirmou que já está em andamento um estudo para transformar a rede que oferece 1Mbps em 2Mps.

Os usuários que desejam outras informações ou comunicar problemas com a rede, podem entrar em contato com a Secretaria de Ciência e Tecnologia através do telefone 24319952. O endereço é Rua Comendador Sá, nº 96, Centro.