Página inicial > Notícias > Maio > Piraí sedia a II Mostra Regional do Médio Paraíba de Educação Popular em Saúde
Sexta, 12 Mai 2017 09:30

Piraí sedia a II Mostra Regional do Médio Paraíba de Educação Popular em Saúde

Piraí foi palco para a II Mostra Regional do Médio Paraíba de Educação Popular em Saúde. O evento, transferido da Praça da Preguiça no centro da cidade para o auditório do Colégio Estadual Affonsina Mazzillo Teixeira Campos (Ceamtec), foi aberto ao público e contou com stands diversos sobre  o tema  e ainda apresentações musicais, teatral e de dança na quinta-feira (11).

A Mostra, organizada pela representante Cida Lima e a assistente social Júlia Vieira,  é resultado do curso do Programa de Qualificação de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) sediado por Piraí, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, com apoio das Secretarias de Saúde e de Educação e voluntários do próprio Ceamtec. De acordo com Cida Lima, "o intuito é ampliar o conceito de saúde, buscando a participação popular, fortalecendo o SUS em um dos princípios básicos que é a educação e o estímulo ao autocuidado"

Na abertura do evento, o Prefeito de Piraí Dr. Luiz Antonio ressaltou a valorização desse tipo de conhecimento e ainda o trabalho dos agentes de saúde. "A gente esquece muitas vezes que moradia, lazer e cultura também fazem a qualidade de vida ser melhor. É preciso enaltecer também o trabalho dos agentes comunitários que exercem um papel fundamental na promoção da saúde pois conhecem de perto a comunidade e as necessidades de cada um", disse. Para a representante do Ministério da Saúde, Etel Matielo é possível "pensar a saúde de uma maneira diferente, percebendo que não é apenas hospital e remédios, mas utilizar todas as formas presentes no cotidiano para tratamentos e prevenção em busca de uma vida saudável".

Alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino visitaram a exposição e puderam conferir diversos stands e ter informações sobre plantas medicinais, doação de sangue, medicamentos naturais e ainda diversas atrações culturais como apresentação teatral e de música. Participaram da II Mostra EdPopSUS além do núcleo de saúde da Prefeitura de Piraí, a Prefeitura de Porto Real com herbário; A Pastoral da Criança de Piraí; Centro Regional de Prevenção às Drogas, Assentamento Roseli Nunes com fitoterápicos; o projeto de doação de sangue Vermelho Cor da Vida; a comunidade de Caiçara com bordados da fibra de bananeira, o grupo de teatro Dragão Valente e a Fanfarra da E. M. Lúcio de Mendonça.