Página inicial > Notícias > Abril > Piraí recebe radiotransmissores e amplia a segurança pública
Quarta, 19 Abril 2017 10:53

Piraí recebe radiotransmissores e amplia a segurança pública

Piraí recebe radiotransmissores e amplia a segurança pública Fotos: Luiza Lourenço

A Prefeitura Municipal de Piraí, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, recebeu na manhã desta terça-feira (18), radiotransmissores fornecidos pelo Governo do Estado para ampliação e integração de segurança pública na região. Além de Piraí, representantes dos municípios Sul Fluminense receberam os equipamentos entregues pelo subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, Rodrigo Alves e pelo superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval na cerimônia realizada na sede da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), em Volta Redonda

Os aparelhos foram adquiridos e utilizados nos Jogos Olímpicos de 2016 e contam com tecnologia que irá permitir a conexão direta entre as cidades e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde estão os principais representantes da Defesa Civil. "Além de facilitar as ações integradas, os equipamentos possibilitam ao gestor conhecer seu efetivo e suas atividades. Os rádios já vêm configurados e criptografados para as atividades conjuntas e com certeza irá auxiliar no plano único de segurança, que é hoje o nosso grande desafio", disse o subsecretário de Comando e Controle Rodrigo Alves.

radiotransmissores 2

Para o Secretário de Ciência e Tecnologia de Piraí Osni Silva, a aquisição dos equipamentos, sete recebidos pela cidade no total,  além de gerar economia vai qualificar o trabalho do efetivo. "Em época de grandes eventos ou festividades na cidade, a Prefeitura alugava esses equipamentos e não teremos mais essa necessidade. E mais importante ainda é atuarmos com eficiência nas ações de socorro, assistência ou de reconstrução, em casos de desastres naturais também, já que os rádios serão destinados à Defesa Civil do município", explicou.

Os novos radiotransmissores são mais resistentes, inclusive à água e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo Estado e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Além da alta qualidade de som, os aparelhos permitem o monitoramento por GPS – com localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência - e longa autonomia da bateria. Essenciais em operações de segurança integradas no combate ao crime na região, podem ainda ser úteis em situações de monitoramento de trânsito, patrimonial, eventos e assistência em desastres naturais.