Página inicial > Notícias > Julho > Curso de garçons capacitou 25 profissionais
Terça, 12 Julho 2016 16:40

Curso de garçons capacitou 25 profissionais

Na segunda-feira (11), às 20 horas, na Casa de Cultura de Piraí, aconteceu a formatura do Curso de Garçons: “Domine as Técnicas do Bom Servir e Obtenha Sucesso”, realizado através da iniciativa de um grupo de profissionais do setor, ministrado pela professora e promoter Alzenir Ribeiro Pinto, em parceria com a empresa Espaço & Buffet Mania de Festa e apoio da Prefeitura de Piraí, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Integração de Políticas Públicas.

O curso foi realizado às segundas-feiras, no período de 9 de maio a 11 de julho, totalizando 20 horas de aulas e capacitou 25 profissionais nas técnicas corretas de atendimento e do servir à mesa.

A professora Alzenir, destacou o empenho e dedicação dos alunos, que apesar de já atuarem no setor e possuírem outros trabalhos, não mediram esforços, comparecendo a todas as aulas e prestando atenção a todos o conteúdo transmitido.

- É impressionante a garra demonstrada por esses alunos, que mesmo trabalhando praticamente todos os dias da semana, encontraram a vontade e a força para crescer na profissão, participando das aulas, todas as segundas-feiras, por dois meses consecutivos – destacou Alzenir Ribeiro.

A secretária Municipal de Planejamento e Integração de Políticas Públicas, da Prefeitura de Piraí, Ângela Maria Fajardo Reis, enalteceu a determinação dos alunos, destacando que durante quase um ano, esses profissionais procuraram uma forma de realizar o curso e que, na impossibilidade de implantação dessa capacitação através de instituições oficiais, eles mesmos buscaram uma forma de atingir seus objetivos de aprimorarem suas técnicas de trabalho.

- Eles nos procuraram diversas vezes e a Prefeitura tentou parceria com várias instituições para a realização do curso. Na falta de quem o fizesse eles se uniram e encontraram uma solução, provando que quem quer de verdade faz – afirmou Ângela Fajardo.

Manoel Gouvêa Neto, 30 anos, já atua como garçom em eventos há 10 anos e há 4 meses trabalhando como garçom no Hotel Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, disse que o curso foi muito importante para afinar as técnicas para o correto exercício da profissão.

- Embora já trabalhemos na profissão, nos faltava um conhecimento aprofundado do porque fazer desta ou de outra forma. Com o curso aprimoramos nossas técnicas e ganhamos mais segurança no exercício da profissão – explicou Manoel Gouvêa.

Erlen Braga da Silva, 47 anos, já trabalha por mais de 20 anos como garçom em eventos, foi uma das idealizadoras do curso e grande responsável pela sua realização, disse que a maioria dos profissionais que fizeram o curso tem mais de 30 anos de idade e que, os projetos e cursos que existem no mercado para a profissão são destinados aos jovens, deixando de fora as pessoas que já atuam profissionalmente e possuem uma idade mais avançada.

- Existem cursos da área oferecidos por instituições e programas oficiais, mas eles são para pessoas com até 29 anos de idade. Nós não tínhamos vez e por isso buscamos uma alternativa para continuar nos aprimorando profissionalmente e finalmente, com a parceria com a professora Alzenir, com a Mania de Festa e a Prefeitura de Piraí, conseguimos montar o curso e hoje estamos aqui nos formando – afirmou Erlen Braga.

Todos os equipamentos e materiais para a realização do curso foram fornecidos pela empresa Espaço & Buffet Mania de Festa. A prefeitura de Piraí cedeu o espaço para realização das aulas e se responsabilizou pela reprodução do material didático, apostilas e certificados utilizados.

galban 2016 07 11 curso garcom