Página inicial > Notícias > Junho > Paratleta Guilherme Cruz participa da reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Sexta, 17 Junho 2016 14:57

No dia 14 de junho, o paratleta piraiense da canoagem Guilherme Cruz, foi recebido na reunião regular do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, onde fez o relato de sua trajetória de vida, narrando os fatos desde o acidente de motocicleta em 2012 quando perdeu sua perna direita, o processo de reabilitação, o ingresso e conquistas no esporte.

O presidente do Conselho, Marco Antônio dos Santos, destacou a garra e perseverança do atleta, ressaltando seu exemplo para a sociedade.

- A participação do Guilherme na reunião foi muito importante, pois ele já é um símbolo para todos nós de superação e esperança, demonstrando que a pessoa com deficiência pode colaborar muito para a sociedade, não somente nos inspirando, mas produzindo e trazendo resultados importantes com o seu trabalho – afirmou Marco Antônio.

O secretário de Esporte de Piraí, Waldomir Werneck, disse que Guilherme Cruz, foi uma feliz surpresa para o município, um jovem que em pouquíssimo tempo conseguiu se destacar no esporte abrindo caminhos para que outros jovens de Piraí, com situações parecidas e vocação para o esporte, acreditem no seu potencial superando qualquer barreira.

- Conheci o Guilherme um pouco antes que ele iniciasse seu treinamento e foi muito gratificante testemunhar a sua evolução. A vinda dele aqui tem o objetivo de buscar o engajamento do Conselho e da sociedade para buscarmos recursos e apoio para o esporte paralímpico no município – contou Waldomir Werneck.

Guilherme Cruz falou da sua luta para conseguir uma nova prótese ortopédica para que possa melhorar seu desempenho e evitar lesões que podem afastá-lo do esporte.

- A prótese que uso hoje é uma prótese comum, não foi projetada para o esporte, já está com os encaixes frouxos, pois se gasta mais rapidamente, me causando dores e pode provocar lesões musculares devido às atividades intensas - explicou Guilherme.

O sonho paralímpico

Guilherme Cruz iniciou seu treinamento na canoagem em maio de 2015, através do projeto “Superar”, na Lagoa de Marapendi, no Clube dos Oficiais Bombeiros, na Barra da Tijuca. No dia 24 de outubro, cinco meses após iniciar no esporte, conquistou medalha de bronze na categoria canoa havaiana no Campeonato Estadual de Canoagem.

Hoje, ele treina no Lago do Caiçara, em Piraí, juntamente com outros paratletas como Mari Almeida (vela) e Débora Benvindes, medalha de prata no Campeonato Mundial de Paracanoagem, realizado na Alemanha, em maio passado.

Além de continuar treinando e participando de competições, com o objetivo de se aprimorar para conquistar uma vaga para a Paralimpíadas de Tóquio, em 2020, Guilherme Cruz busca apoio das autoridades, empresas e da sociedade de Piraí para transforma o Lago do Caiçara em um centro de treinamento para os paratletas canoagem, reunindo talentos de todo o Brasil e motivando pessoas com deficiência na prática do esporte.

Guilherme Cruz será um dos piraienses que conduzirão a Tocha Olímpica quando passar pela cidade, no dia 29 de julho.

- O esporte mudou a minha vida. Ser uma das pessoas que vai conduzir a Tocha, o maior símbolo do esporte e representação do espírito olímpico será uma emoção – destacou Guilherme.