Página inicial > Notícias > Abril > Prefeitura e ITERJ iniciam regularização fundiária dos bairros Bela Vista e Fraternidade
Quarta, 27 Abril 2016 13:56

A Prefeitura de Piraí em Parceria com o ITERJ – Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro realizaram, ontem, 26 de abril, por volta das 19 horas, no Ciep de Arrozal, uma reunião pública reunindo cerca de 300 moradores dos bairros Bela Vista e Fraternidade, com a finalidade de explicar como serão realizados os trabalhos de regularização fundiária dos imóveis daquelas localidades.

O Prefeito de Piraí, Dr. Luiz Antonio, abriu a reunião explicando que além dessas localidades em Arrozal, os trabalhos englobarão a Morro do Batista, no Varjão e os bairros Sossego I e Capelinha, em Piraí.

“Esse é o primeiro passo no processo para que as pessoas que aqui estão possam ter o título de propriedade da casa onde residem. Tudo aquilo que a Prefeitura puder e tiver que fazer para que isso aconteça será feito”, explicou Dr. Luiz Antonio.

A presidente do ITERJ, Elisabeth Mayumi Sone de Ribeiro, disse que o processo de regularização foi iniciado em março do ano passado, quando foi realizada uma visita técnica dos técnicos do Instituto e da Prefeitura para avaliar a situação das áreas.

“Esse processo não é rápido, demanda muito trabalho onde iremos efetuar o mapeamento dessas áreas, imóvel por imóvel, o cadastramento das famílias, o levantamento imobiliário e todos os processos legais necessários para que cada um receba o seu título de propriedade”, informou Mayumi Sone.

Wagner Vils, diretor comercial da Kal Projetos e Territórios, empresa contratada pelo ITERJ para o levantamento topográfico e cadastramento das famílias, explicou que o início dos trabalhos em Arrozal está previsto para o dia 16 de maio, quando a primeira equipe irá realizar as medições e delimitações dos imóveis.

“Assim que terminarmos a primeira fase, finalizando o mapa e os dados de todos os imóveis, iniciaremos o cadastramento das famílias com uma segunda equipe de técnicos. Esse trabalho deverá durar de oito meses a um ano e meio, mas nos esforçaremos para que ele seja concluído o mais breve possível”, explicou Wagner Vils.

Maria de Fátima Nogueira, há nove anos morando em uma das áreas contempladas, disse que o título de propriedade definitivo é um sonho de todos, garantindo mais segurança para todos que residem naquelas localidades.

“Eu morava de aluguel e vivia com muita dificuldade. Quando recebi minha casa, fiquei muito feliz e minha vida melhorou muito. Essa oportunidade, de ter os documentos oficiais garantindo que a casa me pertence e que ninguém poderá tirá-la de mim é muito importante”, afirmou Maria de Fátima.

Ao todo serão beneficiadas cerca de 600 famílias. A estimativa prévia do ITERJ e Prefeitura e que sejam regularizados 315 imóveis em Arrozal, 60 no Morro do Batista, no Varjão, 140 no Sossego I e 60 casas no Cruzeiro, em Piraí.