Página inicial > Notícias > Novembro > Ações de manutenção e sinalização são realizadas no Lago do Caiçara
Sexta, 17 Novembro 2017 18:08

Ações de manutenção e sinalização são realizadas no Lago do Caiçara

Ações de manutenção e sinalização são realizadas no Lago do Caiçara Fotos: Alexandre Teixeira

Foram concluídas nesta sexta-feira (17) as atividades de manutenção e sinalização do entorno do Lago do Caiçara. As ações, desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Piraí em parceria com os moradores do bairro, visam a conscientização dos usuários do local que é um atrativo natural para piraienses e turistas da região.

Foram colocadas faixas e placas alertando sobre a proibição de sons automotivos, com possibilidade de multa garantida por lei, além de limpeza e pintura horizontal para a sinalização de trânsito e áreas de estacionamento proibido. Além disso, a fiscalização será ampliada agora na época de alta temporada. Os moradores locais contribuíram com as atividades, que vão proporcionar organização e melhor utilização do Lago, sobretudo nos finais de semana, quando o fluxo de carros e pessoas é maior.

"Este lago é um paraíso, poucos lugares tem esse visual. E é maravilhoso que as pessoas tenham essa fuga da cidade, e façam uso desse espaço, mas é preciso respeitá-lo", disse José Roberto um dos moradores que ajuda na manutenção do Lago do Caiçara.

Situado no bairro Caiçara, do município de Piraí, próximo a Rodovia Presidente Dutra, o Lago é um ótimo lugar para se entrar em contato com a natureza e ideal para piqueniques e banhos,. Contudo, o local tem sofrido com a poluição sonora e sujeira deixada pelos visitantes. Principalmente no verão, é mais do que necessário fazer o uso consciente do local, respeitando o Meio Ambiente e suas águas e margens, para garantir a preservação do Lago.

"Este é um lugar excelente, é orgulho para nós moradores daqui. É preciso um olhar diferenciado dos órgãos públicos, da Prefeitura e principalmente das pessoas que frequentam e moram no Caiçara. Temos que saber que pertence a nós, que nós temos que cuidar e preservar", disse Eliandro, morador há mais de 25 anos do local.

Para bom uso e preservação do lugar é necessário estar atento a algumas regras:

- Proibido uso de carros e sons automotivos (além de incomodar os moradores e frequentadores, pode prejudicar a fauna local como pássaros e pequenos animais), atitude passível de multa;

- Evitar churrasqueiras improvisadas, principalmente em locais com madeira e troncos de árvores e na grama;

- Não é permitido acampamento no local;

- Evitar estacionar carros na grama ao redor do lago (pode comprometer a estrutura, além de danificar plantas e outras vegetações);

- Evitar jogar lixo nas margens e na água (é interessante levar uma sacolinha para recolher o lixo e não causar danos ao Meio Ambiente);

- Respeitar os animais e as plantas do local.

Agindo assim, o Lago do Caiçara fica protegido para que todos possam usufruir de sua beleza e riquezas naturais!