Página inicial > Notícias > Setembro > Produtores rurais aprendem como controlar as formigas cortadeiras
Segunda, 25 Setembro 2017 15:44

Produtores rurais aprendem como controlar as formigas cortadeiras

A Secretaria de Agricultura de Piraí, na sexta-feira (22), em sua sede à Avenida Guadalajara, Centro, realizou o Curso de Controle de Formigas Cortadeiras, promovido em parceria com o SENAR para produtores rurais do Município.

Ao todo 15 pessoas participaram do curso onde obtiveram do instrutor Silvio Nogueira, do SENAR, informações sobre o controle tradicional desses insetos que podem ser responsáveis por grandes perdas na produção de determinadas culturas.

“O homem que trabalha no campo deve estar sempre atento e utilizar os métodos mais adequados no controle dos fatores que podem causar prejuízos em suas lavouras. Um formigueiro grande de saúvas pode consumir até uma (01) tonelada de folhas verdes ao ano”, explicou Silvio Nogueira.

Durante o curso, além de serem apresentados os diferentes tipos de iscas e venenos para as formigas cortadeiras, foi explicado e demonstrado como deve ser feita a biometria do formigueiro com a finalidade de calcular o volume de material a ser utilizado para seu controle.

No período da tarde foi realizado o trabalho de campo na propriedade da família de Fernando Franco dos Santos, localizada na Grota Fria, quando os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos transmitidos na aula teórica.

A secretária Municipal de Agricultura, Carla De Carli, informou que ainda este ano serão realizados outros cursos em parceria com o SENAR, como o de produção de mudas e manutenção de roçadeira, ainda sem data marcada e que os interessados deverão ficar atentos às publicações no Site da Prefeitura e nas redes sociais.