Página inicial > Notícias > Setembro > Semana Municipal do Direito à Educação Inclusiva debate Escola Plural
Sexta, 22 Setembro 2017 11:20

Semana Municipal do Direito à Educação Inclusiva debate Escola Plural

Semana Municipal do Direito à Educação Inclusiva  debate Escola Plural Fotos: Alexandre Teixeira

Termina hoje a IV Semana Municipal do Direito à Educação Inclusiva, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Piraí. O evento contou com diversas atividades nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, além de circuito de palestras e exposição cultural.

Na abertura do evento, na última terça-feira (19), no Ceamtec, a  secretária de Educação Sandra Gomes Simões valorizou a  semana como uma forma de evolução na caminhada pela Escola Plural.

"Estamos todos juntos aprendendo o conceito da Escola Plural e trabalhando pela inclusão cada vez mais. Os desafios aumentam a responsabilidade, que é de todo nós e, como educadores, precisamos promover no dia-a-dia, a diversidade de cultura, de saberes!, disse.

Professora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mônica Pereira dos Santos destacou que iniciativas como essa são ideais para que os profissionais troquem experiências e aprendizados, reconhecendo que o crescimento deve ser constante.

"O estar totalmente preparado é uma ficção, esses encontros são importantes para percebemos que cada situação exige uma habilidade e aqui podemos trocar experiências e evoluir", concluiu.

O primeiro dia teve ainda a participação do ex-aluno do EJA Marcos Vinicius e sua mãe Lilian Jardim Passos, que contaram um pouco da experiência e dificuldades enfrentadas na trajetória dos estudos, como uma pessoa surda.

"Pedíamos o intérprete todos os dias e, quando chegou, percebemos como foi essencial para que ele avançasse nos estudos. Foi muito gratificante todo o trabalho das pessoas envolvidas, muitos não tem noção o quanto um gesto de olhar e cuidado significa", disse a mãe.

"Fazer a opção pela Educação Inclusiva é um desafio que assumimos aqui em Piraí e este é um caminho cheio de desafios. Precisamos cada vez mais viver práticas escolares e criar meios e processos de desenvolvimento para que a Escola e a Educação acolham e cheguem cada vez mais a todas as pessoas", finalizou a Coordenadora de Serviço de Atendimento Educacional Especializado Ednéia da Silva..

Além das palestras, a Semana conta também com a Exposição de Materiais Pedagógicos Adaptados construído pelas Mediadoras Educacionais e Professoras das Salas de Recursos, na Casa de Cultura de Piraí.